Subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - Blog da Catequese

Subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Posted by: | Posted on: maio 13, 2018
TEMA: "A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder" (Ex 15,6)

Preparado e publicado em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018 tem como tema o texto extraído do livro do Êxodo 15,6: “a tua destra, Senhor, esplendorosa de poder.   

As Igrejas do Caribe foram escolhidas para montar o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2018. O Caribe atual é profundamente marcado pelo projeto pouco respeitoso de exploração colonial. Muito lamentavelmente, durante quinhentos anos de colonialismo e escravidão, a atividade missionária cristã na região, com exceção de uns poucos destacados exemplos, estava bem ligada a esse sistema de cunho desumano e de muitas maneiras o justificava e o reforçava. Enquanto aqueles que trouxeram a Bíblia para essa região usavam as Escrituras para justificar a subjugação do povo dominado, nas mãos dos escravizados ela se tornou uma inspiração, uma garantia de que Deus estava ao lado deles e que Deus os conduziria à liberdade.

Hoje os cristãos caribenhos de diferentes tradições vêem a mão de Deus agindo para terminar com a escravidão. É uma experiência de união em torno  da ação salvadora de Deus que leva à liberdade. Por essa razão, a escolha do canto de Moisés e Miriam (Ex 15, 1-21) como motivação na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2018 foi considerada muito adequada.

Para que todos possam participar, nas paróquias, comunidades ou em pequenos grupos, compartilhamos com vocês o subsídio que foi adaptado para as Igrejas Cristãs do Brasil, pelo CONIC. Caso não seja possível fazer todos os encontros, que pelo menos se faça alguns. E no encontro de Catequese, é preciso falar sobre essa semana e seus objetivos.

CLIQUE AQUI para abrir o subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – 2018





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *