Quaresma 2017 – Mensagem do Papa Francisco

Posted by: | Posted on: fevereiro 28, 2017

francisco-quaresma_2017Estamos a pouco menos de um mês do início da Quaresma, tempo de refletir, de fazer penitência; tempo de conversão.

Os cristãos, de um modo geral, e os cristãos católicos de modo particular, não podem se eximir de viver a Quaresma tendo os olhos voltados para a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, e ao mesmo tempo ter os olhos voltados para a vida do irmão, especialmente os mais pobres e marginalizados.

O Papa Francisco, em sua “Mensagem para a Quaresma 2017” diz:

“A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. / (…) / A Palavra de Deus é uma força viva, capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala, tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão. /  Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e no próximo. (…) Que o Espírito Santo nos guie na realização dum verdadeiro caminho de conversão, para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos Cristo presente nos irmãos necessitados”.

A conversão quaresmal sinaliza uma mudança de vida cujo caminho passa pelo irmão, dom de Deus. Preparemo-nos para viver a Quaresma com disponibilidade e abertura ao dom da Palavra para que nossa conversão seja sinalizada pelo acolhimento ao dom dos irmãos.

CLIQUE AQUI para abrir a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2017