Principais atividades do Ano da Fé

A CNBB divulgou as principais atividades do Ano da Fé, nesta segunda-feira, dia 13 de agosto de 2012.

A Igreja vai celebrar o “Ano da Fé” entre 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de novembro de 2013, conforme anunciou o Papa em 16 de outubro de 2011, durante a Missa conclusiva do primeiro encontro internacional de novos evangelizadores. Diversas atividades marcam o calendário do Ano,entre as quais estão aquelas que o Papa vai presidir.

Veja abaixo a programação que terá início no próximo mês de outubro.

2012

6 de outubro – Pátio do gentios

A primeira atividade associada ao Ano da Fé será uma edição da iniciativa “Pátio dos Gentios” em Assis, Itália, com o tema “Deus, esse desconhecido”, o encontro entre crentes e não crentes antecipará a abertura oficial do Ano.

7 a 28 de outubro – Sínodo

Na sequência, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

11 de outubro – Abertura solene

Bento XVI presidirá a solene abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro, ao lado dos participantes do Sínodo e dos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.

12 de outubro – “A fé de Dante”

A igreja de Jesus, no centro de Roma, vai hospedar uma sessão cultural e artística sobre “A fé de Dante”. Será apresentado o canto XXIV do Paraíso da Divina Comédia, que descreve a profissão de fé do poeta italiano.

21 de outubro – Canonizações

Bento XVI canonizará seis mártires e testemunhas da fé: um missionário jesuíta mártir em Madagascar; um catequista leigo, martirizado nas Filipinas; um padre testemunha da fé na educação dos jovens; uma religiosa que testemunhou a fé no leprosário da ilha de Molokai; uma outra religiosa, espanhola; uma leiga indiana convertida à fé católica; e uma leiga da Baviera, testemunha do amor de Cristo no leito de sofrimento.

20 de dezembro até maio de 2013 – Exposição no Castelo de Santo Ângelo

Haverá no Castelo Santo Ângelo uma exposição sobre o Ano da Fé.

2013

25 e 26 de fevereiro – Congresso

Em Roma, um congresso internacional debaterá o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.

18 de maio – Vigília com movimentos eclesiais

A vigília de Pentecostes será presidida pelo Papa com a participação dos Movimentos eclesiais.

2 de junho- Adoração eucarística

Na Festa do Corpo de Deus, o Papa presidirá a solene adoração eucarística e em todo o mundo, nesse mesmo dia, dioceses, paróquias e outras comunidades são convidadas a promover adorações.

22 de junho – Concerto

Em 22 de junho, um grande concerto na Praça de São Pedro vai celebrar o Ano da Fé.

23 a 28 de julho – JMJ

Logo depois, a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a28 de julho, no Rio de Janeiro, prevê a participação do Papa.

29 de setembro – Jornada dos catequistas

Jornada dos Catequistas, Bento XVI recordará 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

13 de outubro – Nossa Senhora

O Papa presidirá uma celebração em honra de Nossa Senhora, com a participação das associações marianas.

24 de novembro- Encerramento

Celebração conclusiva do Ano da Fé.

Fonte: Boletim Diário da CNBB – 13/08/2012 – www.cnbb.org.br

This entry was posted in CNBB, Comunicações, Notícias and tagged , by Maria Aparecida de Cicco. Bookmark the permalink.

About Maria Aparecida de Cicco

Teóloga, com especialização em Ciências da Religião com enfoque em Ensino Religioso, que por muitos anos atuou como catequista, coordenadora paroquial e diocesana da Catequese, tendo a formação de catequistas como foco principal do seu trabalho. Ela estará á disposição de todos os catequistas, com quem certamente estabelecerá uma relação de companheirismo e amizade. Entre em contato com ela: catequese@vozes.com.br. Vamos procurar atender e responder a todos com atenção e muita disposição.

Comentários

  1. maria naide da silva disse:

    gostei muito sobre as informações aqui postada.

  2. Sueli Bertoletti disse:

    Pela graça de Deus e ação do Espirito Santo, nossa Igreja sempre nos motiva a redescobrir a Fé, primeira e mais importante base da nossa vida cristã, para bem celebrar, viver e orar.
    Possamo ter sempre mais o Cristo Jesus como centro de nossa vida para testemunhar com nosso gestos seus ensinamentos para um, MUNDO NOVO.

    1. Maria Aparecida de Cicco disse:

      Sueli, de fato a Fé é a base fundamental da vida cristã. É ela que nos possibilita aceitar o convite de Jesus: “Vem e segue-me”. Sem Fé não há testemunho e consequentemente não há vida cristã. Só merece a identificação de cristão aqueles que vivem a sua Fé testemunhando Jesus Cristo com a própria vida, porque anunciar Jesus com palavras de nada adianta, é preciso anunciá-lo com a vida, por meio de um agir comprometido com o projeto de Jesus e a construção do Reino. Hoje em dia há muitos cristãos de rótulo, isto é, que vestem uma faixa de cristão, como aquelas faixas de premiação, mas que no dia a dia não vivem o projeto de Jesus. Não basta receber o Batismo e usá-lo como uma faixa, um rótulo, se por dentro não há Fé verdadeira, em ebulição, transformando a vida da pessoa e fazendo com que ela se coloque a serviço do Evangelho. Cristão é aquele que vive por Cristo, vive com Cristo, vive em Cristo e testemunha essa vivência com a própria vida, no próprio agir cotidiano, pois a “A Fé sem obras é morta”.