Preparando o espaço de Catequese para a Quaresma

Posted by: | Posted on: fevereiro 16, 2018
Maria Aparecida de Cicco

A Quaresma é um tempo especial de conversão e como tal pode e deve ser destaque na Catequese, juntamente com a Campanha da Fraternidade.

Por isso, propomos uma ambientação para o encontro catequético, que permanecerá durante todo o período da Quaresma.

Espaço catequético:

No local onde se realiza o encontro catequético, prepara-se um lugar onde se deve colocar uma vasilha com areia (uma caixa baixa ou bacia), tendo no meio uma cruz (pode ser de madeira, com pelo menos 50 cm de altura. A cruz sai do meio da areia).

Em torno da cruz coloque alguns galhos secos, pedras e cactos, para que esse local lembre a realidade do deserto.

Atrás dessa caixa, coloca-se um painel que deve ter no centro o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2018

Acolhida dos Catequizandos:

No primeiro dia de encontro, acolher os catequizandos pedindo que se coloquem em volta desse espaço preparado. Então o catequista fala brevemente sobre o tempo da Quaresma e apresenta o tema da Campanha da Fraternidade para este ano.

É importante lembrar a eles que a Quaresma é uma caminhada pelo deserto. Isto é, cada um deve viver esses dias como se estivesse caminhando num deserto, um lugar vazio que nos leva a refletir sobre a própria vida e tudo aquilo que fazemos e pensamos. Explicar também que devem, durante a caminhada, ir modificando o modo de viver, abandonando velhos hábitos que nos impedem de sermos imagens vivas de Jesus Cristo. Tudo isso no espírito da Campanha da Fraternidade.

Depois dessa breve acolhida e apresentação da Quaresma e da Campanha, faz-se a Oração da Campanha da Fraternidade 2018.

Concluída a Oração, pede-se que cada um traga no próximo encontro um coração recortado em papel, onde deve escrever uma atitude de conversão que conseguiu viver durante a semana. Exemplos: “não estou mais respondendo de mal modo à minha mãe ou meu pai”; ou “não deixei meu irmão, ou irmã, irritados por minha causa”; “deixei de fazer bulling com colegas da escola; etc.

Acolhida nos demais encontros:

No próximo encontro, na hora da acolhida, cada um deve colocar o coração que trouxe aos pés da cruz ou então no painel onde está o cartaz da Campanha da Fraternidade, dizendo qual foi o passo que deu nessa semana, lendo o que escreveu no seu coração.

Depois que todos colocaram seu coração, o/a catequista fala brevemente que uma caminhada é feita de passos, dados um de cada vez. E que só alcança êxito quem reflete sobre o que está fazendo que não conforme a vontade de Deus e procura se esforçar dia a dia para mudar de atitude. É preciso esforço contínuo para se converter, por isso se dá um passo de cada vez, voltando todo o coração para uma mudança por vez.

Conclui-se o momento com a Oração da Campanha e se prossegue com o encontro catequético.

No último encontro antes da Páscoa, chamar a atenção de todos para o fato de que o deserto foi transformador, pois apesar de ter pedras e espinhos, a partir dele foram dados muitos passos que promoveram a  conversão dos corações. Então, cada um deverá se comprometer a manter viva a conversão que conseguiram atingir nessa caminhada.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *