Manuais de Formação Litúrgica

Posted by: | Posted on: agosto 14, 2012

Antônio Francisco Bohn

O autor nos oferece três manuais que vão auxiliar na formação das pessoas que estão diretamente envolvidos nas Celebrações Litúrgicas nas comunidades paroquiais. Essa formação é muito importante e não deve ser menosprezada.

Manual de formação de ministro da Eucaristia

A colaboração de ministros extraordinários da comunhão é imprescindível nas paróquias. Este manual, dedicado a eles, foi preparado para colaborar na formação dos ministros e aprofundar alguns temas, como: ministros extraordinários da comunhão; ministérios litúrgicos; o ano litúrgico, as cores, objetos e livros litúrgicos; os sacramentos; eucaristia: fundamentos bíblico-teológicos; eucaristia: nomes e significados e, finalmente, a eucaristia e compromisso – o atendimento pastoral.

Manual de formação de coroinhas

A formação de coroinhas para auxiliar nas Celebrações Eucarística é uma necessidade das paróquias nos dias de hoje. Além da dedicação e empenho no serviço litúrgico, o grupo de coroinhas é um espaço vocacional, onde nascem e crescem inúmeros ministérios. Este manual de formação de coroinhas foi preparado para aqueles que desejam servir ao altar e os que já realizam essa função. É conveniente que haja a organização de equipes paroquiais para o estudo e aprofundamento do manual. O interesse pela casa e pelas coisas de Deus será expresso em atos litúrgicos melhor compreendidos e celebrados com dignidade. Desempenhando este serviço à comunidade paroquial, ao lado de outros ministérios litúrgicos, os coroinhas estarão atuando em sintonia e unidade.

Manual de formação de equipes de liturgia

As equipes de liturgia são fundamentais na estrutura de uma paróquia, pois a Celebração Litúrgica é inerente à comunidade eclesial. Este manual de formação prevê 11 grandes temas, subdivididos em outros, para formação das equipes. Alguns temas gerais são apresentados: a celebração do mistério cristão; buscando compreender a liturgia; comunicação e liturgia; a linguagem dos símbolos, o ano litúrgico, as cores e livros litúrgicos; os ministérios litúrgicos; a palavra de Deus na liturgia; a estrutura da celebração e, finalmente, a própria celebração.





One Comment to Manuais de Formação Litúrgica

  1. OLA MARIA APARECIDA MUITA PAZ E UM FINAL DE SEMANA.
    SE VOCÊ QUISER CONHECER O PLANO COMPLETA DA ITEGRAÇÃO FAMILIAR QUE ESTU TRABALHANDO ENTRE AI.
    http://www.aguasprofundasevangeliuzacao.blogspote.com
    ABRAÇOS FIQUE COM DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *