Leitura Orante do Magnificat

Posted by: | Posted on: agosto 9, 2010

MagnificatVamos fazer o passo a passo para a meditação do texto do Magnificat – Lucas 1,46-55

Coloque-se diante de Deus, em um lugar tranqüilo, onde você pode ficar em sintonia com o Pai.

  1. Abra seu coração e faça uma oração invocando o Espírito Santo
  2. Leia o texto do Magnificat; primeiro uma leitura direta, sem se deter. Depois faça outra leitura pausada, observando bem cada frase, seu significado.
  3. Medite sobre o texto: Qual é a realidade onde o cântico está inserido? O que ele diz sobre essa realidade?
  4. Reflita bem sobre o texto, deixe que ele cale fundo em seu coração. Para ajudar sua reflexão, leia o texto: 

O cântico do Magnificat está inserido no contexto de uma sociedade injusta, onde as mulheres ficam à margem da história e são discriminadas quando não se encaixam no papel de procriadoras, nos moldes que lhes é imposto. Assim, Isabel, considerada estéril, e Maria, grávida sem ter marido, são exemplos daquelas que são desprezadas pela sociedade.

Nesse contexto, Deus vai mostrar que não age conforme os moldes humanos. Enquanto os homens se fazem dominadores, buscando o poder e a conquista pela violência, deixando de lado aqueles que não servem aos seus propósitos, Deus vai agir escolhendo para que sejam seus colaboradores esses que estão marginalizados e excluídos.

Maria, foi escolhida e, ao dizer SIM, tornou-se livre. Seu cântico mostra a liberdade autêntica de quem vive conduzida apenas por Deus. O cântico de Maria proclama a vontade de Deus. 

Ela não se esconde atrás de uma falsa modéstia ou de uma humildade hipócrita. Ela reconhece a graça que recebeu de Deus, e que a torna bem aventurada. Mas, isso para ela é apenas um sinal da grande misericórdia daquele que é Santo.

Maria canta as maravilhas que o Senhor realiza em favor dos mais pobres e oprimidos. No cântico do Magnificat, vislumbramos as maravilhas do Reino que Jesus vai inaugurar. 

  •  Faça uma comparação entre o que o cântico diz e a realidade de hoje. Pergunte a você mesma: O que ele me diz sobre esta realidade?
  • Ouça o que Deus lhe diz através dessa Palavra. Qual é a vontade de Deus?
  • Reze com o texto, faça dele uma oração onde você dá uma resposta a Deus.
  • Lembre-se que a verdadeira oração é aquela que se prolonga nas nossas ações. Estabeleça um compromisso com Deus, para ser vivido.
  • Escreva em um diário esse compromisso, em forma de oração, e procure guardá-lo em seu coração e pô-lo em prática por todo o dia.