Encontros para crianças de 6 a 7 anos.

Recebi uma mensagem da catequista Vani, que me pede ajuda sobre temas para a Catequese com crianças de 6 a 7 anos.

Mensagem:
Boa tarde Maria Aparecida!
 
Gostaria de algumas ideias / Temas para encontros de catequese para crianças de 6/7 anos.
Já fui catequista há muito tempo atrás, e agora confesso que estou com um pouco de dificuldade para ter ideias para os encontros.
Ficarei muito grata se puder me ajudar.

Resposta:
Fico feliz em saber que você está voltando a assumir a sua missão de catequista. Pelo que você me diz, você vai trabalhar com crianças pequenas, que ainda não dominam a leitura e a escrita. Assim, o melhor modo de trabalhar é a partir dos evangelhos do domingo, mas contado como história que traz uma mensagem. Você deve traduzir o evangelho numa linguagem simples e compreensível para a criança, de modo que ela possa entender a mensagem. Use figuras de linguagem que sejam próprias da realidade das crianças. Crianças nessa faixa etária gostam de ouvir histórias, mas não compreendem o que é abstrato ou o que não conhecem, por esse motivo é importante trazer a história para a sua realidade, pois dessa forma ela vai entender melhor.
Outra coisa importante é tornar o encontro sempre alegre, usando dinâmicas que ajudem a fazer a experiência da mensagem evangélica.

Por exemplo: O tema do encontro é Partilha.
Na semana que antecede o encontro, você deve pedir para que cada um traga uma fruta (banana, maçã, mamão, laranja, abacaxi, uva, morango, etc). Cada um deve trazer apenas uma fruta (ou no caso de frutas menores três ou quatro), caso você ache conveniente peça a mesma fruta para mais de uma criança. Isso pode ser feito por sorteio, assim elas já entram no espírito da dinâmica.
Para o dia do encontro você deve providenciar uma grande vasilha para colocar todas as frutas que serão picadas e se tornarão uma gostosa salada. Providencie também facas de plástico para que possam participar cortando as frutas sem se cortarem, espremedor de laranja e potinhos com colher para dividir a salada para todos.
No dia do encontro, certamente haverá alguma criança que não trará a fruta, por esquecimento ou porque não pode. Ai já está uma excelente chance para despertar o espírito de partilha, perguntando a elas o que se pode fazer. Depois convidá-las a fazerem a salada de frutas. Deixe que descasquem as frutas, e que piquem em pedaços pequenos, colocando tudo em uma vasilha grande. Esprema as laranjas e coloque o caldo para temperar a salada.
Depois de pronta divida nos potinhos e deixe que comam. Aproveite esse momento para perguntar se a salada de frutas está gostosa; se era melhor ter comido só a fruta que trouxeram ou se assim é melhor; se foi divertido trabalhar junto; enfim use esse tempo para despertar nelas o interesse pela partilha e descobrirem que partilhar nos traz alegria. E que viver em comunhão fortalece as pessoas e os laços de fraternidade.

Crianças nessa idade gostam de atividades lúdicas, isto é, que parecem brincadeiras. Porém, nunca use uma dinâmica apenas por brincadeira, na Catequese as dinâmicas devem sempre ter um sentido, transmitir uma mensagem, despertar para o sentido da vida.
Entre as publicações da Vozes você encontrará bons livros de dinâmicas para crianças pequenas, e poderá adaptá-las ao tema que estiver trabalhando. Também há, na Coleção Deus Conosco, o volume de Iniciação I, próprio para crianças de 6 a 7 anos, que se chama: Bem de…va…ga…ri…nho…
Nele há dinâmicas e temas apropriados que você poderá trabalhar bem. Ele é composto por dois volumes, um para o catequista e outro para os catequizandos. Creio que você vai gostar de trabalhar com esse livro, que você poderá adquirir pelo próprio site da Vozes, clicando em Livraria.
Desejo a você um bom trabalho, com a graça de Deus.
Uma Santa e Feliz Páscoa.

This entry was posted in Cartas by Maria Aparecida de Cicco. Bookmark the permalink.

About Maria Aparecida de Cicco

Teóloga, com especialização em Ciências da Religião com enfoque em Ensino Religioso, que por muitos anos atuou como catequista, coordenadora paroquial e diocesana da Catequese, tendo a formação de catequistas como foco principal do seu trabalho. Ela estará á disposição de todos os catequistas, com quem certamente estabelecerá uma relação de companheirismo e amizade. Entre em contato com ela: catequese@vozes.com.br. Vamos procurar atender e responder a todos com atenção e muita disposição.

Comentários

  1. jeissiane disse:

    eu estou dando aula de catequese. mais as vezes fico sem saber o que passar para meus catequistas… vc tem alguma ideia?

    1. Maria Aparecida de Cicco disse:

      Jeissiane, não entendi bem se você dá catequese para crianças e adolescentes ou se dá formação para catequistas. Mas seja como for, no Blog você encontra muitas sugestões de encontros e também farto material de formação para catequistas. Encontra também em PUBLICAÇÕES, manuais que poderão ajudá-la no trabalho catequético, pois são específicos para isso, de acordo com a faixa etária com a qual você trabalha.

  2. amanda disse:

    olá , tenho 16 anos e ja vou dar catequese , o primeiro encontro começa amanhã, lidarei com crianças de 6 e 7 anos de idade , estou pedindo muito a Deus para que dê tudo certo nessa minha nova caminhada com meus alunos !

    1. Maria Aparecida de Cicco disse:

      Amanda, desejo a você muita luz para guiá-la nessa nova missão. A vocação de catequista é mesmo assim, se manifesta muito cedo. Tenho certeza de que você vai fazer um belo trabalho. Siga as nossas orientações, aproveite as nossas sugestões e sempre que desejar entre em contato, seja para fazer um comentário sobre alguma das postagens, seja para pedir alguma ajuda. Quando utilizar as nossas sugestões, escreva um comentário depois dizendo como foi a prática do que sugerimos. E se tiver alguma sugestão, escreva-nos um email para catequese@vozes.com.br e nos dê a sua sugestão para que seja partilhada com todos no Blog.
      Abraços e bom trabalho.

  3. Rosangela fernandes disse:

    Boa noite, estou começando na catequese com crianças de 6 anos ( iniciantes)
    gostaria de receber algumas dicas sobre os encontros, obrigada!!!

    1. Maria Aparecida de Cicco disse:

      Rosângela, no próprio Blog você vai encontrar sugestões sobre encontros que sempre podem ser adaptadas para a faixa etária com que você trabalha.
      Vou procurar postar mais algumas sugestões específicas nos próximos dias.