Encontros de Oração pelas Vocações – 1º dia

[Estimados amigos, celebrando o Dia Mundial das Vocações, queremos oferecer a todos a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre o Tema deste ano "As vocações, dom do amor de Deus". Por isso, vamos publicar três encontros de oração que foram preparados pelo pessoal da Pastoral Vocacional da Diocese de Divinópolis, MG, sobre a Mensagem do Papa Bento XVI (que está na página Documentos deste Blog) para a celebração deste dia. O tema Vocação é inerente à Catequese, pois a educação na fé tem por objetivo primordial ajudar os cristãos a responderem ao chamado de Jesus. Por isso,´será muito importante que se façam esses encontros com os adolescentes e jovens que frequentam a Catequese de todas as etapas. Como a oração não é emuito longa, poderão ser feita como encerramento do encontro de Catequese, deixando para isso em torno de 30 minutos.]

CARTILHA DA MENSAGEM DO PAPA – 2012

01.  ACOLHIDA

L(uma pessoa da casa): Irmãos e Irmãs de caminhada, com muita alegria acolho vocês para iniciarmos nossas reflexões em torno do tema: As vocações, dom do amor de Deus. Sinceramente, desejo que renovemos nossa certeza de que a fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor e “quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1º Jo 4,16).

T: Fomos amados por Deus, ainda “antes” de começarmos a existir!

02. ORAÇÃO       

A: Neste nosso 1º encontro, invoquemos, sobre nós, nossos trabalhos e todos os membros da Pastoral Vocacional de nossa querida Diocese, as luzes do Divino Espírito Santo.

T: Vinde, Espírito Santo… 

CANTO: Nós estamos aqui reunidos, como estavam em Jerusalém. / Pois só quando vivemos unidos, é que o Espírito Santo nos vem.

- Ninguém para esse vento passando, ninguém vê, e ele sopra onde quer. / Sua força reúne a Igreja, numa nova maneira de ser.

- De diversas culturas congrega, este povo o Divino conduz; / como fogo que aquece e ilumina, nos confirma no Cristo Jesus.

03. MOTIVAÇÃO

L1: A mensagem do Santo Padre, inicialmente, nos quer lembrar que a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno.

T: É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida.

 L2: Numa conhecida página das Confissões, Santo Agostinho exprime, com grande intensidade, a sua descoberta de Deus, beleza suprema e supremo amor, um Deus que sempre estivera com ele e ao qual, finalmente, abria a mente e o coração para serem transformados.

T: Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta.

A: Ouçamos, então, com o coração aberto, este belíssimo trecho de Santo Agostinho:

L3 (bem pausado): “Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava; com o meu espírito deformado, precipitava-me sobre as coisas formosas que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Chamastes-me, clamastes e rompestes a minha surdez. Brilhastes, resplandecestes e dissipastes a minha cegueira. Exalastes sobre mim o vosso perfume: aspirei-o profundamente, e agora suspiro por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e agora desejo ardentemente a vossa paz” (Confissões, X, 27-38).

Refrão (cantado): Ele me amou e se entregou por mim! (bis) / Ele me amou e se entregou por mim. Ele me amou… (2 X)

(tempo para reflexão pessoal – reler silenciosamente o texto acima)

04. ACOLHENDO A PALAVRA

Refrão Orante: Palavra de salvação, somente o céu tem pra dar / por isso o meu coração se abre para escutar! (bis)

* TEXTO BÌBLICO: 1ª Carta de João 4, 16 – 21

05. PARTILHANDO

a) De todo esse belíssimo texto de Santo Agostinho, qual frase mais me tocou? (repetir em voz alta)

b) Da mensagem de todo o texto, qual lição podemos tirar para nós e nossa caminhada como Pastoral Vocacional?

c) Por que é fundamental demonstramos, ao mesmo tempo, o amor a Deus e ao nosso próximo?

06. AVISOS

. Reforçar o dia, local e horário do próximo Encontro.

07. ORAÇÃO FINAL

A: Ao encerramos este nosso 1º Encontro, vamos demonstrar nossa alegria em termos nossos irmãos e irmãs como companheiros de caminhada.

(abraçar a quem está a seu lado e dizer): “Você foi amado(a) por Deus, antes mesmo de começar a existir!”

* Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

* Canto final: à escolha do grupo.