Encontro de Oração para catequistas

Preparação: Escolher o dirigente do encontro, que poderá ser o coordenador(a) da Pastoral da Catequese, ou um(a) catequista que tenha boa formação bíblica. Quem atuar como dirigente deve ficar atento para que todos tenham a possibilidade de expor o que pensam e o que sentem, mas tendo o cuidado de deixar claro que a mensagem de Deus é para cada um, pessoalmente, impedindo que alguém dite conselhos para outros.

1. Acolhida: (acolhida e breve partilha das expectativas)
Dirigente: Deus nos chamou e nos reúne para rezarmos e meditarmos sobre a nossa vocação. Cada um vai se apresentar dizendo o nome e a motivação para estar aqui. Depois da a apresentação de cada três catequistas cantamos o refrão:
Eis-me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor. Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor, eis-me aqui Senhor!

2. Oração inicial: (invocando a luz do Espírito santo)
Dir.- Estamos reunidos para orar, para refletir e meditar sobre nossa vocação. Para que fomos chamados? O que representa em nossa vida esse chamado? Qual a resposta que o Senhor espera? Como estou respondendo a esse chamado?
São tantas perguntas cujas respostas só dependem de nós mesmos, da maneira como acolhemos o chamado, como nos abrimos à Palavra de Deus, aos ensinamentos do Espírito Santo.
Iniciemos o nosso encontro invocando o Espírito Santo, para que venha nos conduzir à verdade plena.
Oração ao Espírito Santo (Há uma sugestão na página de Orações)

3. Escuta da Palavra: (leitura lenta e atenta, seguida por um momento de silêncio – para que a Palavra possa calar no coração. Repetir o texto em mutirão, tentando lembrar tudo o que foi ouvido)
Dir.- Vamos ouvir uma passagem do Evangelho de Jesus Cristo: (Sugestões de textos entre os quais se pode escolher: Mc 1, 16-20; Mc 8, 34-38; Lc 10, 1-11; Lc 12, 4-12; Lc 14, 25-35
a Após a leitura, todos ficam em silêncio, ruminando a Palavra
Vamos fazer com que esta palavra de Jesus cale profundamente em nós, repetindo alguns versículos que tenham um sentido forte para nós.

4. O sentido do texto: (trocar impressões e dúvidas sobre o sentido do texto. Se necessário, ler novamente e esclarecer-se mutuamente. Um momento de silêncio para assimilar tudo o que foi dito e ouvido)
Dir.- O que o texto diz?
5. O sentido para nós (ruminar o texto e descobrir o seu sentido atual. Aplicar o sentido, ligando-o com outros textos da Bíblia. Situar o texto no plano de Deus que se realiza na história)
Dir. – O que o texto me diz?
        O que Deus me diz através do texto?
6. Rezar o texto (Ler de novo o texto com toda a atenção. Momento de silêncio para preparar a resposta a Deus. Rezar o texto, partilhando as luzes e forças recebidas)
Dir.- O que o texto me faz dizer a Deus?
        Como outros responderam a Deus?
? Moisés: Ex 3,1-12
? Samuel  1Sam 3,1-18
? Jeremias: Jr 1,4-10.17-19
? O jovem rico: Mt 19,16-22
? Paulo: At 9,1-22

7. Contemplar, comprometer-se: (expressar o compromisso a que a Leitura Orante nos leva. Resumir tudo numa frase para levar consigo durante todo o dia)
Dir.- Como vou dar a minha resposta a Deus?
a Orações espontâneas, feitas a partir da frase construida

8. Um Salmo: (Escolher um salmo que expresse tudo o que foi vivido no encontro. Rezar o Salmo para encerrar o encontro)
Dir. – Pedir a bênção e a proteção de Deus e de Maria.

 

Comentários

  1. qual a oraçao para o final do encontro mensal com os catequistas