Curso Bíblico 9 – Esquema do Evangelho de Marcos

Vamos iniciar o estudo do Evangelho de Marcos com um esquema de sua obra. Esse esquema é uma chave de leitura que servirá para abrir o entendimento sobre “Quem é Jesus?” e “Como ser seu discípulo?”. Essas perguntas estão na base da construção desse Evangelho.

O esquema é dividido em duas partes, que tem uma introdução e mais sete blocos que representam os passos na caminhada de fé, mas que não são bem distintos, ao
contrario são simultâneos dentro da narração de Marcos.

Logo no início, no primeiro versículo, Marcos coloca duas teses: Jesus é o Cristo; e Jesus é Filho de Deus. Essas teses vão delimitar cada uma das duas partes do Evangelho. A primeira, que culmina no capítulo 8, vai mostrar que Jesus é o Messias, o Cristo enviado por Deus e esperado
pelos judeus. A segunda, a partir do capítulo 8 versículo 31, vai mostrar que Ele é o Filho de Deus, que se encarnou.

A primeira parte vai do início do Evangelho ao capítulo 8, versículo 30. Diante da pergunta “Quem é Jesus?” Marcos mostra que “Ele é o Messias”.

Introdução:

Marcos 1,1-15: Apresentação

  • 1,1: Título - Apresentação das teses cristológicas.
  • 1,2-13: Apresentação de Jesus.

Marcos começa apresentando Jesus a partir das Escrituras e da pregação de João Batista. Em
seguida abre-se o primeiro bloco, que vai traçando a imagem de Jesus, o entusiasmo e a admiração que Ele provoca no povo com a autoridade com que fala.

Embora a palavra Cristo não apareça mais nesses capítulos, mas tão somente no final da primeira parte, em 8,29 - quando Pedro faz a profissão de fé declarando que Jesus é o Cristo, toda a dinâmica do texto leva paulatinamente à prova de que Jesus é o Messias.

Mc 1,14-6,13 : Quem é Jesus e que Reino é esse que ele anuncia?

Início na Galileia:

  • 1,14-20: convocação para o seguimento
  • 1,21-45: Primeiras atividades
  • 2,1-3,6 : Reação das pessoas

Gestos e palavras sobre o Reino:

  • 3,7-35: Respostas diante das propostas de Jesus
  • 4,1-34: Coleção de parábolas do Reino
  • 4,35-5,43: Escolha entre a vida e a morte

Falta de entendimento:

  • 6,1-6: Espanto diante dos feitos e palavras de Jesus
  • 6,7-13: Envio dos discípulos

As explicações de Jesus Cristo sobre o Reino não são facilmente compreendidas. Os discípulos têm
diferentes reações e diferentes respostas. O povo reage com grande rejeição. A falta de entendimento se mostra no grande espanto do povo. Somente os discípulos assumem a missão de Jesus. Eles querem servir a causa do Reino de Deus.

This entry was posted in Comunicações by Maria Aparecida de Cicco. Bookmark the permalink.

About Maria Aparecida de Cicco

Teóloga, com especialização em Ciências da Religião com enfoque em Ensino Religioso, que por muitos anos atuou como catequista, coordenadora paroquial e diocesana da Catequese, tendo a formação de catequistas como foco principal do seu trabalho. Ela estará á disposição de todos os catequistas, com quem certamente estabelecerá uma relação de companheirismo e amizade. Entre em contato com ela: catequese@vozes.com.br. Vamos procurar atender e responder a todos com atenção e muita disposição.