Celebração do Natal em Família

Posted by: | Posted on: dezembro 20, 2010

Preparação: Prepare flores desenhadas ou pintadas em papel, bem bonitas e coloridas, uma para cada membro da família. O verso da flor deve estar em branco, para que se possa escrever nele.

Prepare também uma manjedoura com palha, uma imagem do Menino Jesus, um castiçal com vela.

No dia da festa: No centro da mesa onde será servida a ceia, coloque a manjedoura com palha e o castiçal com vela.

Quando todos já estiverem na casa, entregue uma flor para cada um e peça que  escrevam, no verso da flor, um compromisso de vida que será um presente para Jesus.

Na hora da ceia: Quando todos se reunirem em torno da mesa, a mãe ou a avó inicia a celebração.

Mãe ou avó: Todos os anos, nós nos reunimos para celebrar o Natal, o nascimento daquele que veio ao mundo para a nossa salvação. Esse foi o maior presente que Deus Pai nos enviou. A luz que veio do céu para iluminar nosso caminho. (acende-se a vela). Vamos ouvir o Evangelho do Nascimento de Jesus.

Leitor(a): (Faz a leitura de Lc 2, 1-14)

Pai ou avô: José não encontrou lugar para abrigar sua esposa grávida, apenas uma pequena gruta, onde os animais dormiam. O primeiro berço que acolheu Jesus foi uma manjedoura cheia de palha.

Que nesta noite, o nosso coração esteja aberto e acolhedor para ser o novo berço para Jesus. Vamos receber Jesus cantando “Noite Feliz”.

(Enquanto cantam, uma criança ou jovem traz a imagem do Menino Jesus e coloca na manjedoura)

Mãe ou avó: Agora, em sinal do nosso amor por Jesus, vamos oferecer a ele o nosso presente. Cada um lê o seu compromisso e coloca a flor em volta da manjedoura.

(Depois que todos fizerem a sua oferta, juntos fazem uma oração)

Oração:
Menino Jesus, nós te amamos e acolhemos você no nosso coração. Queremos que você esteja conosco sempre e ilumine o nosso caminho, dando-nos força para vivermos o nosso compromisso.
Abençoa a nossa família, protege-nos de todo o mal e faz de nós testemunhas do amor de Deus. Amém.

Pai ou avô: E agora, vamos partilhar a alegria de acolher Jesus desejando um ao outro “Feliz Natal”.

[Depois que todos se cumprimentaram, sentam-se a mesa e partilham a ceia]





Comentários

  1. Nelia Richa disse:

    Gostei muito desta celebração. É alegre e ao mesmo tempo profunda. Gostaria de recebê-la no meu e-mail para fazer com meus familiares no Natal.

    1. Maria Aparecida de Cicco disse:

      Neila, todos os textos publicados podem ser copiados e multiplicados, pois o nosso interesse é exatamente o nos colocarmos a serviço dos catequistas e suas famílias. Abraços e bom Natal.