Celebração do 17º Domingo do Tempo Comum

Posted by: | Posted on: julho 27, 2018

Interrompendo a sequencia do Evangelho de Marcos, a liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum, ano B, nos propõe, nos próximos cinco domingos, o capitulo sexto (6) de João: a multiplicação dos pães e o discurso sobre o Pão da Vida.

A multiplicação dos pães concentra um simbolismo muito forte, revolucionário, e caracteriza sobremaneira a identidade dos cristãos. Não é apenas uma imagem da Eucaristia, mas revela a intimidade do Reino anunciado e aponta para o banquete messiânico, no final dos tempos, quando todos serão saciados e a morte, vencida.

Este é o verdadeiro sentido da missão de Jesus, que sente as necessidades do povo e o alimenta com a Palavra e o pão partilhado. O pão é abençoado porque é um presente e alimento de Deus para todos os viventes. Repartir o pão com os pobres significa entrar e viver na dinâmica do Reino. Repartir o pão é participar na comunhão do corpo e sangue do Senhor, entregues para a vida do mundo. É o segredo maior do Reino, por isso, nada pode ser perdido, mas recolhido e sempre multiplicado.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração do 17º Domingo do Tempo Comum – ano B – 2018





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *