Catequese na era digital

Posted by: | Posted on: junho 10, 2018
Frei Malone Rodrigues, OFM

Como utilizar os recursos digitais no processo catequético? “A catequese, a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II, passou a ser compreendida como processo de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal” (DC, 2014, p. 61). A Igreja no Brasil vem refletindo com o Povo Deus uma nova compreensão, ainda mais profunda, da relação entre Catequese e iniciação à vida crista. Aos poucos, se começa a compreender toda a inspiração catecumenal da Catequese, e de como ela está a serviço da Iniciação a vida Cristã. Na última publicação da Comissão Episcopal Pastoral para a animação Bíblica-Catequética, o Itinerário Catequético, fica mais claro este processo da Iniciação à vida Cristã. No entanto, neste texto vou me deter a refletir sobre a problemática e as possibilidades da catequese renovada no ambiente digital e sua influência na pastoral.

Catequese vem da palavra grega katá-ekhein que significa ressoar. (DNC, 2005, p. 46) Partindo desse ponto de vista, podemos entender a catequese como o ecoar de uma experiência de fé, ou seja, uma comunicação experiencial cristã. Já no ambiente digital, essa comunicação experiencial tem exigências tanto na linguagem usada como no meio em que é transmitida. Os meios de comunicação podem ser um instrumento para Igreja ressoar esta experiência desde que consigam compreende-los.

No passado a Igreja usou de imagens para comunicar a sua mensagem. Ao entrar em uma catedral tudo comunicava.

Arquitetura, pinturas, vitrais e as imagens estatuarias. Tudo era, como que um instrumento, para transmitir uma mensagem para todas as pessoas que ali entravam. Não era uma linguagem de correlação, a pessoa entrava no templo e podia na sua contemplação fazia a sua oração e dali brotava a sua interpretação. É claro que muitas vezes havia uma influência, devido as homilias ou histórias escutadas ao longo da vida. Com a invenção da imprensa de Johannes Gutenberg se popularizou o livro, e assim a leitura. Um longo tempo se passa, podemos classificar como “evolução dos meios de comunicação”, chegarmos no advento da internet, na era digital. Eles influenciam na forma como vivemos e como nos comunicamos. Mas é importante lembrar que era digital vai além dos aparelhos, ela está ligada ao comportamento do ser humano. “Os meios de comunicação estão intimamente ligados à linguagem corporal, verbal, simbólica. É importante a linguagem dos meios de comunicação para a catequese, como parte de enculturação da fé no mundo contemporâneo” (DNC, 2005, p. 186).





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *