Agosto – Mês das Vocações - Blog da Catequese

Agosto – Mês das Vocações

Posted by: | Posted on: julho 31, 2018
Maria Aparecida de Cicco

Durante o Ano Litúrgico, nós, cristãos católicos, fazemos uma peregrinação pelos caminhos de Jesus, para conviver com os eventos fundamentais da nossa fé e refletir sobre os ensinamentos e a pedagogia de Jesus. No segundo período do Tempo Comum, no calendário litúrgico, a Igreja estabelece a cada mês, reflexões específicas para o crescimento e amadurecimento da fé e do compromisso cristão.

Assim, no mês de agosto, somos convocados a refletir sobre “VOCAÇÃO”; no mês de setembro, vamos refletir sobre a BÍBLIA; e no mês de outubro, vamos refletir sobre “MISSÃO”.

Essas reflexões são fundamentais para todos nós, pois nos ajudam a fazer auto avaliação e renovar nosso compromisso de discípulos e discípulas do Senhor.

Para viver bem o mês de agosto, mês das vocações, a Igreja propõe a celebração de quatro vocações humanas fundamentais:

  • No primeiro domingo, vamos refletir sobre a Vocação Sacerdotal, vocação daqueles que se dedicam a servir à Igreja e ao Povo de Deus;
  • No segundo domingo, vamos refletir sobre a Vocação Familiar, vocação daqueles que se dedicam a formar uma família.
  • No terceiro domingo, vamos refletir sobre a Vocação Religiosa, vocação daqueles que se dedicam à Vida Religiosa Consagrada.
  • No quarto domingo, vamos refletir sobre a Vocação Batismal, vocação de todos os leigos e leigas, que pelo Batismo são chamados a fazer parte do Povo de Deus e que no Crisma recebem a unção do Espírito para viver a própria vocação no engajamento na comunidade. E esse engajamento se faz essencial no serviço pastoral e, de forma especial na Catequese.

A Catequese é a vocação da Igreja, chamada a evangelizar todos os cantos do mundo e educar na fé todos os seus membros. A Catequese é vocação de todos. Dos Bispos, sacerdotes e diáconos, responsáveis por catequizar o Povo de Deus. Dos religiosos e religiosas chamados a colaborar com a Igreja em todos os cantos do mundo. Das famílias, responsáveis por criar e educar na fé seus filhos e filhas. Dos cristãos, leigos e leigas, chamados chamados a dar testemunho de vivência cristã e a se engajarem nas comunidades paroquiais, zelando pela ação pastoral e, especialmente, pela catequese.

Catequistas são pessoas comprometidas que contribuem com dedicação ao serviço da iniciação à vida cristã, tanto por meio do testemunho como da formação dos adolescentes, jovens e adultos para que possam viver como cristãos e assumir a própria vocação evangélica.

Vocação é chamado, chamado para assumir a missão que Deus tem para cada um. Deus nos chama e nos envia: “Ide por toda a terra e fazeis discípulos meus todos os povos … ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei”.(Mt 28,19a.20a).

Abaixo, vocês encontram o link para um artigo que poderá ser lido como mensagem no último domingo de agosto, Dia do Catequista e Dia do Agente de Pastoral Leigo.

CLIQUE AQUI para abrir o artigo “A Vocação Leiga na Comunidade”





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *