Celebração do 18º Domingo do Tempo Comum

multiplicacao-paoAmigos catequistas, este 18º Domingo do Tempo Comum dá início a uma série de domingos do mês de agosto, nos quais a Igreja se volta de modo especial para as vocações. A palavra “vocação” tem sua raiz num termo latino que significa “chamado”. O mês de agosto, “Mês das Vocações”, não é caracterizado somente como o mês do chamado, mas também como o mês da resposta. Esta é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre como temos respondido ao constante chamado que Deus nos faz à santidade e ao bem.

No primeiro domingo do Mês das Vocações, dedicamos especial atenção à vocação sacerdotal, celebrando o Dia do Padre, cujo padroeiro é São João Maria Vianney, festejado no dia 4 de agosto. Que todas as comunidades celebrem com alegria a presença de seus párocos e vigários, rezando por eles e pedindo a Deus que envie muitos operários para a messe.

Vocês podem encontrar a Celebração do 18º Domingo do Tempo Comum, enviada por D. Vilson Dias de Almeida, DC – Bispo da Diocese de Limeira, no link abaixo:

Celebração do 18º Domingo do Tempo Comum – ano A

Pão nas mesas

pãoO alimento é uma das dádivas da natureza, dom de Deus e necessário para a sobrevivência das pessoas. A natureza é sempre muito fértil e, quando bem cuidada, produz o suficiente para as necessidades primárias dos animais e dos seres humanos. Mas isto depende também da forma de distribuição dos bens colhidos. Ninguém precisaria passar fome, principalmente no Brasil, com tanta terra e tanta fertilidade.

A política do agro-negócio ajuda no desenvolvimento do país, enriquece pessoas e grupos privilegiados, mas dificulta a economia familiar. Matar a fome supõe poder de compra para suprir de alimento as mesas da população. Isto tem sido atendido nos últimos tempos, mas muitas famílias ainda carecem de condições para conseguir alimento suficiente. Continue lendo

SOBRE O TEMPLO DE SALOMÃO

Muro das Lamentações e Mesquita de Omar

Muro das Lamentações e Mesquita de Omar

Recebemos O belíssimo artigo “SOBRE O TEMPLO DE SALOMÃO”, do Pe. Gregório Teodoro, da Igreja Ortodoxa Antioquina e membro do MOFIC (Movimento de Fraternidade das Igrejas Cristãs). Nesse artigo ele apresenta a história do “Templo de Salomão”. É um artigo muito importante para todos os catequistas e agentes de Pastoral, tendo em vista o uso indevido que está sendo dado ao nome “Templo de Salomão”. Leiam o artigo e repassem essa informação tão importante.

O artigo está em PDF, para facilitar o seu compartilhamento.

Sobre o Templo de Salomão

 

Comissão para a Animação Bíblico-catequética do Regional Sul I da CNBB realiza Assembleia de Catequese

Foto Assembleia (1)Entre os dias 18 e 20 de julho de 2014, aconteceu a Assembleia da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul I da CNBB, que foi realizada no Espaço Anhanguera Eventos (antiga Casa de Encontros Santa fé), cidade de são Paulo, SP. A Assembleia teve como tema: “Catequista e Comunidade, protagonistas para a Nova Evangelização”. O tema foi preparado pela Comissão Regional da Animação Bíblico-Catequética, e dirigido pela Equipe de Coordenação de Catequese na pessoa do seu assessor regional, Pe. Paulo Cesar Gil, da Arquidiocese de São Paulo, e pelo bispo referencial dessa Comissão, D. Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira, SP. Continue lendo

Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum

colheitaNeste domingo, vamos perceber que o amor paciente de Deus dá novas possibilidades para que uma semente ruim possa transformar-se numa boa semente e assim ajudar na construção do Reino de Deus.

A Celebração que postamos aqui foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira. Para acessar a Celebração basta clicar no link abaixo.

Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum – ano A

Escola de Catequese da Comissão para Animação Bíblico-catequética do Regional Sul 1

simbolo-escola-catequeticaA Comissão para a Animação Bíblico-catequética, do Regional Sul 1 da CNBB, realizou entre os dias 15 e 18 de julho, no Auditório do Espaço Anhanguera, em São Paulo, o Módulo I da Escola “Atualização Catequética e Animação Bíblico-catequética”.

De acordo com D. Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira e presidente da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética, “o processo da escola de atualização, perpassou os seguintes eixos: “O Caminho da Interpretação da Palavra”; “Ética e Moral Cristã”; “Planejamento Catequético”; “Eucaristia, Fonte de Vida e Missão. Além desses temas, aconteceram também as oficinas: “Catequese com estilo Catecumenal” e “Escolas Diocesanas e Paroquiais”.

Continue lendo