SÍMBOLO DO BLOG DA CATEQUESE

Featured

novo logo do Blog da Catequese

BLOG DA CATEQUESSE

O Blog da Catequese é um veículo de comunicação, formação e apoio a catequistas que, por vocação, buscam valorizar a missão que receberam e enriquecer o seu discipulado.

SIMBOLOGIA DO NOSSO LOGO 

O logo do Blog da Catequese apresenta: Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro. A cruz representa Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte dessa comunidade acessando e curtindo a página pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

RETIRO QUARESMAL – Leitura Orante dos Evangelhos da Quaresma

Featured

O Tempo da Quaresma nos chama à conversão, mas muitas vezes ficamos perdidos sem saber como fazer a conversão acontecer em nossa própria vida, incapazes de perceber quais mudanças realizar.

O melhor caminho para alcançarmos a conversão é a Leitura Orante da Palavra, que nos faz mergulhar na mistagogia do Evangelho, isto é na ação de nos conduzir, nos guiar para dentro do mistério e consequentemente à vivência cristã, como resposta e crescimento em relação ao dom do amor de Deus.

E para auxiliar nesse processo, durante a Quaresma, estamos propondo um Retiro Quaresmal para ser feito em sua própria casa, sem deixar de lado as atividades e obrigações da sua vida cotidiana. Continue lendo

Mensagem de Paulo VI sobre Evagelizar – em LIBRAS

CF 2015 – Eu vim para servir”.

” Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade: “Eis que faço de novo todas as coisas”. No entanto não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos, pela novidade do batismo e da vida segundo o Evangelho. A finalidade da evangelização, portanto, é precisamente esta mudança interior; e se fosse necessário traduzir isso em breves termos, o mais exato seria dizer que a Igreja evangeliza quando, unicamente firmada na potência divina da mensagem que proclama, ela procura converter ao mesmo tempo a consciência pessoal e coletiva dos homens, a atividade em que eles se aplicam, e a vida e o meio concreto que lhes são próprios.”(Paulo VI, EN)

intérprete: Rosângela – Paróquia N.Senhora da Piedade

 

Via Sacra de Jesus expressa pelas mãos

Via Sacra de Jesus expressa Pelas Mãos – com interpretação na linguagem de LIBRAS

A meditação frequente da Via Sacra, Caminho de sofrimento percorrido por Jesus em sua Missão Redentora é fonte inesgotável de aperfeiçoamento espiritual.

Mensagem de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues – Arcebispo de Sorocaba-SP
Livro: Via Sacra de Jesus expressa pelas Mãos
Deixemo-nos tocar pelas mãos de Jesus e seremos salvos.
Interprete da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba: Camila Aleixo

  • Música: “Airy Voices” por Bandari (eMusic • iTunes)

Celebração do Domingo de Ramos e Proclamação da Paixão de Jesus Cristo

Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a Semana Santa em que, com toda a Igreja, celebramos a Páscoa de nosso Senhor. Recordamos hoje, a entrada de Cristo em Jerusalém para realizar a entrega de sua vida, pela morte de cruz, em fidelidade ao projeto do Pai. “Para assumir a missão de Jesus, o discípulo precisa estar tomado pelo espírito de serviço. Nessa perspectiva, se compreendem também outras orientações sobre o discipulado e o serviço ao mundo: ‘Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois, quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará’ (Mc 8, 35). Essa lógica de serviço coloca a religião como instrumento de construção de uma nova sociedade”. (Texto Base CF. 2015, 137).

A Celebração do Domingo de Ramos nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, e está em PDF, no link abaixo:

Celebração do Domingo de Ramos

VIA SACRA

Vamos iniciar a Semana Santa em poucos dias. Atendendo a alguns catequistas que nos escreveram, postamos uma Via Sacra que poderá ser usada na Catequese. Essa Via Sacra foi preparada pelo Regional Sul II da CNBB, junto com o manual da Campanha da Fraternidade. Ela está em PDF para que vocês possam baixar em seu computador e imprimir para usar na celebração da Via Sacra.

Clique no link:   VIA SACRA

Hora Santa para a Vigília da Paixão

D. Vilson Dias de Oliveira nos enviou uma Hora Santa, que foi composta pela Comissão Diocesana para a Liturgia da Diocese de Limeira, e que será realizada nas paróquias daquela Diocese. E para que outras comunidades possam aproveitar a sugestão, nós a postamos aqui – em PDF. Dessa forma, quem se interessar em aproveitar essa bela oração na sua comunidade, poderá baixar no próprio computador e imprimir.

Clique no link abaixo para abrir o arquivo:

HORA SANTA EUCARÍSTICA – 2015

Domingo de Ramos

Com esse domingo inicia-se a Semana Santa. Todas as celebrações, leituras, reflexões e envolvimento dos cristãos, que marcam a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa, devem tirar as pessoas da prática do indiferentismo. A vida não pode ser um “tanto faz, tanto fez”, sem responsabilidade cristã e social. Também não podemos ser intolerantes, porque Jesus nos incluiu a todos.

Em geral, vivemos num mundo de preconceitos, que projeta diferenças entre as pessoas. Falamos de puras e impuras, melhores e piores, maiores e menores.  Preconceitos que devem ser trabalhados de maneira a formar comunidades de indivíduos diferentes, com diversidades, mas unidos no mesmo objetivo cristão: o bem de todos, com dimensão humana, mas projetada para as coisas do alto. Continue lendo

Celebração do 5º Domingo da Quaresma

trigoO tempo da Quaresma está chegando ao fim. Neste domingo, ouviremos a passagem do Evangelho sobre o grão de trigo que cai na terra e morre. Morre e produz frutos infinitos. Nessa mensagem do Evangelho de João, proclama-se a vida eterna e a produtividade iluminada do amor. Onde alguém vive por amor, o mundo se torna uma colheita abundante; uma semente de amor, uma lavoura cheia de trigo. Ainda mais quando este alguém é o Verbo feito carne! Quando o Deus feito homem vive e morre por amor, todos nós brotamos como tantas espigas de trigo, douradas, saudáveis e eternas. Deste modo, o 5º Domingo da Quaresma nos coloca nos átrios da glorificação de Jesus.

A Celebração deste domingo, mais uma vez, nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira.

Acesse o link para abrir o PDF: Celebração do 5º Domingo da Quaresma – ano B

A solidariedade

Quem acredita em Deus corre o risco de querer receber tudo Dele, esperando que as coisas caiam do céu. É a expressão máxima das atitudes intimistas, eu e Deus, sem levar em conta que a vida se fundamenta em gestos de dar e receber. A solidariedade significa reconhecer a dependência natural existente entre as pessoas. Na prática da solidariedade está a oportunidade da fraternidade.

No coração de cada pessoa está gravado um sinal de aliança, uma capacidade de doação, de criar laços com outros, como algo de especial, que deve ser valorizado em toda sua extensão. Isso constitui uma grandeza a ponto de definir o perfil de dignidade da pessoa. Daí vem a capacidade de relação com o semelhante, que coloca em evidência a liberdade e o respeito pela identidade do outro. Continue lendo