ROTEIRO DE ORAÇÃO NA VIDA DIÁRIA – para JUNHO de 2016

Featured

O Papa Francisco, falando sobre a leitura da Palavra, nos disse:

“O Evangelho é palavra de vida: não oprime as pessoas, ao contrário liberta… O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem. O Evangelho  é capaz de mudar as pessoas!

Recordai-vos sempre de que o Evangelho tem a força de mudar a vida! Não vos esqueçais disto. Ele é a Boa-Nova, que transforma unicamente se nos deixarmos transformar por Ele. Eis porque vos peço sempre que tenhais um contato diário com o Evangelho, que o leiais todos os dias, um trecho, uma passagem, que o mediteis e que o leveis convosco por toda parte … alimentai-vos todos os dias nessa fonte inexaurível de salvação. Não vos esqueçais!” (Papa Francisco)

Para auxiliar na disposição de atender a esse pedido do Papa Francisco, disponibilizaremos a vocês o Roteiro de Oração na vida Diária – todos os meses de 2016 – preparado pela comunidade jesuíta ANCHIETANUM. Continue lendo

CURSO DE FORMAÇÃO: ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

Featured

itinerario-catequeticoestudo-cnbb-97Estimados(as) Catequistas, vamos compartilhar com vocês um excelente Curso de Formação para catequistas, que tem por base o ESTUDO DA CNBB nº 97 e o livro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB “ITINERÁRIO CATEQUÉTICO“.

Este curso foi preparado e disponibilizado em vídeo pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética. São nove vídeo-aulas com duração de, aproximadamente, 1 hora cada uma. São aulas bem didáticas, com apresentação de slides em datashow e com assessores capacitados. É um material precioso para todas as comunidades, principalmente aquelas que têm dificuldade de encontrar pessoas para dar uma formação desse gabarito aos catequistas. Continue lendo

Entrevista com o Papa Francisco, no retorno da viagem à Armênia, em 26/06/2016

Compartilhamos com vocês, para que tenham a versão oficial e saibam direto da fonte, a entrevista dada pelo Papa Francisco aos jornalistas que o acompanharam, durante o voo de retorno da Armênia.

Este texto foi postado em português no site da Rádio Vaticano, que o traduziu.

Cidade do Vaticano (RV) – Armênia, Bento XVI, Lutero, Reino Unido, homossexuais e mulheres diaconisas: estes foram alguns dos temas que fizeram parte da coletiva de imprensa que o Papa Francisco concedeu no voo que o trouxe de volta ao Vaticano, depois de três dias de viagem à Armênia.

Abaixo, a íntegra das perguntas e respostas, na tradução da redação brasileira.

CLIQUE AQUI: para ler a Entrevista do Papa Francisco, no retorno da Armênia

Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum

Neste domingo, em que lemos no Evangelho a história da ressurreição do filho da viúva de Naim, Lucas quer mostrar com este relato a chegada dos tempos messiânicos da salvação. Na verdade, um grande profeta surgiu “entre nós” e Deus visitou o seu povo sofrido. A palavra evangélica narrada por Lucas nos coloca no caminho com Jesus, seus discípulos e uma multidão. E mais uma vez, juntamente com a viúva de Naim, vemos Jesus cheio de compaixão diante da dor humana.

D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, nos enviou a Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum – ano C

Escolhido e enviado

D. PAULO MENDESQuando alguém é escolhido e enviado para exercer alguma missão na vida da sociedade, dependendo de sua criatividade e das iniciativas pessoais, há possibilidade de abertura de caminhos novos, porque o mundo apresenta uma vasta riqueza para dar condição de vida melhor. O Senhor escolheu e enviou os profetas e os apóstolos para guiar as pessoas na sua peregrinação como povo de Deus.

Deus continua escolhendo e enviando muitas pessoas para construir, de forma autêntica, o mundo e transformá-lo radicalmente na sua espiritualidade, na vida social, política, econômica etc. É o que aconteceu com seu próprio Filho, Jesus Cristo, para garantir um futuro de liberdade para aqueles que O reconhecem como Salvador. Hoje a missão é confiada a todos que Nele depositam esperança. Continue lendo

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

corpus-christiFazendo eco à celebração da Quinta-feira Santa, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo recorda a última Ceia do Senhor celebrada com os seus discípulos. Mediante a celebração da Eucaristia ou Ceia do Senhor, as comunidades cristãs conservam viva a memória de Jesus, que doa sua vida por amor até a entrega suprema na cruz.

Celebremos com fé e amor essa Festa.

D. Vilson Dias de Oliveira,DC – Bispo da Diocese de Limeira, SP – nos enviou o arquivo com essa Celebração, que será útil ás comunidades.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração da Solenidade de Corpus Christi – ano C – 2016

A dignidade pessoal

D. PAULO MENDESPalavras bíblicas ditas por um centurião romano dirigidas a Jesus Cristo quando a Ele foi feito um pedido: “Senhor, não sou digno de que entres em minha casa” (Lc 7,6). A dignidade revela a identidade da pessoa. É um tema preocupante, porque a ação tem que coincidir com o estilo de vida das pessoas. Sabemos que em várias situações a prática é outra, diferente do discurso proferido.

Diante das contradições que acontecem no exercício de nossa cidadania, e até nas práticas da vida cristã, podemos ser facilmente tapeados. Isto tem sido muito comum nas escolhas que fazemos em tempo de eleições. Às vezes somos influenciados pelas aparências, pelos discursos e acaba nos dando mal, tendo que sofrer as consequências de administrações incompetentes e tendenciosas. Continue lendo

CELEBRAÇÃO DO 6° DOMINGO DA PÁSCOA

O fato central da celebração deste sexto domingo da Pascoa é a promessa que Jesus faz aos discípulos, de enviar o Espírito Santo para dar continuidade à caminhada do povo de Deus em marcha na história. O Cristo ressuscitado continua caminhando conosco.

No Evangelho, Jesus diz aos discípulos como deverão manter-se em comunhão com Ele e reafirma sua presença e sua assistência através do seu auxiliador, o Espírito Santo. Falar do “Caminho” de Jesus é falar de uma vida gasta em favor dos irmãos, numa doação total e radical, até a morte. Os discípulos são convidados a percorrer, com Jesus, esse mesmo caminho.

Na memória do mistério pascal de Cristo, neste dia 1º de maio, “Dia do Trabalho”, tenhamos presente a páscoa acontecendo no contexto do mundo do trabalho. É a páscoa de Cristo, na páscoa dos trabalhadores. A páscoa dos trabalhadores, na Páscoa de Cristo.

A Celebração que está em arquivo PDF foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo da Diocese de Limeira, SP.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração do 6° Domingo da Páscoa – ano C – 2016

Um novo Brasil

Onde vamos parar com tanta corrupção! Ela está por todo lado e as consequências vão se tornando cada vez mais visíveis. As denúncias de projetos superfaturados, de construções malfeitas, de desvios públicos, de pontes que caem matando pessoas, de asfalto sem resistência etc. A população vai perdendo a esperança porque está sendo ludibriada a todo momento e sofrendo com tudo isso.

Dentro desse emaranhado de práticas desonestas e injustas para com o país e toda a sua população, fica até difícil falar de um novo Brasil. Jesus falava da construção de uma nova humanidade, mas que dependia de abertura para a prática da Palavra inspirada, que supõe a produção de frutos de qualidade na comunidade. Isso é impossível acontecer no meio de atos desonestos e egoístas. Continue lendo