SÍMBOLO DO BLOG DA CATEQUESE

Featured

novo logo do Blog da Catequese

BLOG DA CATEQUESSE

O Blog da Catequese é um veículo de comunicação, formação e apoio a catequistas que, por vocação, buscam valorizar a missão que receberam e enriquecer o seu discipulado.

SIMBOLOGIA DO NOSSO LOGO 

O logo do Blog da Catequese apresenta: Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro. A cruz representa Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte dessa comunidade acessando e curtindo a página pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

Vídeo: O Dia de Pentecostes

Produzido pela Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba e narrado pelo Pietro, em português e também na linguagem de libras.

Pietro tem 6 anos. Ele é o mais novo interprete da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba. Muito inteligente, ele fez as ilustrações e faz a narração deste vídeo, fala em português e em LIBRAS, sobre o presente que Jesus nos deu… Pietro fala dos 7 Dons do Espirito Santo (em LIBRAS).

Pietro tem as mãos ungidas… é o pequeno grande Pietro da Pastoral dos Surdos, que com seu jeitinho encanta os surdos e ouvintes…

Parabéns ao Pietro que ainda tão criança já se dedica ao trabalho de evangelização, e também aos seus pais – Márcio e Camila, que são seus primeiros catequistas.

A Família é o Santuário da Vida. Que esta família iluminada sejam sempre um para o outro e os três para DEUS. Que Maria, a Senhora do Silêncio, os proteja, Jesus Cristo guie seus passos, o Espírito Santo os ilumine cada dia mais e Deus Pai os abençoe sempre.

“Cada criança traz em seu olhar a esperança que Deus tem na humanidade”.

Releitura da Vida

Santíssima TrindadeEm tempo de mudança de época, entendemos como nova visão de vida, a exigência de uma releitura de sua existência e de seu valor. A vida é a identidade do ser, e um dom divino na pessoa humana. A morte significa que o dom deixou de existir, deixou de ter a sustentação proporcionada pela ação criadora de Deus.

Nesse final do mês de maio de 2015 celebramos a Festa da Santíssima Trindade. É uma forma de Deus se revelar, conforme as palavras da Sagrada Escritura. Deus aparece como família, com a presença do Pai, a existência do Filho, fruto do amor, e o Espírito Santo, expressão do relacionamento das Pessoas Divinas. Deve ser essa a imagem da família bem constituída. Continue lendo

Dom Oscar Romero

Neste dia 23 de maio de 2015, dia em que Dom Oscar Romero, morto enquanto celebrava a missa na capela do Hospital da Divina Providência em 1980, é beatificado, compartilhamos com vocês a história desse Bispo Mártir. O filme “Romero” foi dirigido por John Duigan e protagonizado por Raul Julia em 1989. Esta é uma cópia raríssima dublada em português, que possibilitará aos catequistas e catequizandos conhecer a vida e a morte desse mártir da Igreja Latino Americana.

Os Dons do Espírito Santo

espirito-santoAproxima-se a Festa de Pentecoste, momento significativo no calendário litúrgico-catequético da nossa Igreja, pois marca o cumprimento de uma promessa feita por Jesus antes de sua morte: “Eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, que estará convosco para sempre” (Jo 14,16). E disse também: “Pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós” (Jo 16,7bc).

Para os cristãos a Festa de Pentecostes marca o início da caminhada do povo de Deus reunido em Cristo Jesus. Podemos dizer que ela marca o nascimento da Igreja, que vinha sendo gestada no coração dos apóstolos e discípulos, cuja semente foi plantada por Jesus.

Dessa forma, falar sobre o Espírito Santo na Catequese não pode ser algo superficial, como um tema entre outros. É preciso ir mais além, é fundamental alimentar no coração dos catequizandos um autêntico amor por aquele que nos dá a vida e guia os nossos passos do nascer ao morrer. É preciso educar e estimular para a vivência de um relacionamento íntimo com o Espírito da Verdade que habita em nós, como o próprio Jesus afirmou: “Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece convosco e está em vós.” (Jo 14,17). A Catequese deve despertar a consciência de que todos aqueles que seguem os passos de Jesus e praticam os seus mandamentos são guiados pelo Espírito Santo.

E para ajudar nesse trabalho, postamos hoje um vídeo, preparado pela Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba. Nele, o Pe. Ricardo Cirino Vaz, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Éden – Arquidiocese de Sorocaba, explica os Dons do Espirito Santo. E para que todos possam aproveitar, a Rosangela Carvalho faz a interpretação em libras, privilegiando também nossos irmãos surdos.

Terra renovada

A última força que morre é a esperança. Perdê-la significa conformar-se com a derrota, com um presente e um futuro sem sentido. Mas a força da esperança está na confiança que temos em Deus e na atualidade concreta do Espírito Santo. Tendo voltado ao Pai, no dia da Ascensão, Jesus prometeu e enviou o Paráclito, o Espírito Santo da verdade para animar os cristãos numa história de transformação.

Vivemos novos tempos, numa cultura rica de possibilidades, mas também de crises, até de expurgo institucional que, certamente, vai trazer frutos positivos. Em tudo, não podemos perder a dimensão do Espírito de Deus como iluminador dos meios que ocasionam um mundo diferente, que consegue harmonizar as diversidades e acertar as arestas na governabilidade. Continue lendo

Subsídio para Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Cartaz da Semana de Oração pela Unidade dos CristãosNa semana que antecede a Festa de Pentecostes – celebrada neste ano no domingo – dia 24 de maio, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) nos convida a participarmos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Esse é um momento de grande importância para toda a comunidade cristã, que não deveria ser menosprezado pelas paróquias e comunidades, que poderiam empreender um esforço especial em direção ao diálogo entre as diversas igrejas cristãs, como nos dá exemplo o Papa Francisco e outros líderes cristãos de Igrejas Evangélicas e Ortodoxas, convidando outras igrejas cristãs que pertençam à mesma região para se unirem em oração.  Continue lendo

Oração: “Ascensão do Senhor”

ascensao-3Senhor Jesus Cristo, hoje Tu subiste aos céus. Tu deixaste os teus discípulos – não para deixá-los sós, mas para que eles te sintam em seu próprio coração.

Pois, o céu para onde Tu subiste, está em nós. Nós não devemos – como dizem os anjos – olhar para o céu, mas, dirigir o nosso olhar para o nosso coração.
é Lá que Tu moras em nós.

Tu não caminhas mais à nossa frente, para que te sigamos.

E sim, Tu estás em nós, para seguir nossos caminhos conosco.
Mas, apesar disso, também queremos olhar para cima.

Assim nos exortou o Apóstolo Paulo: “Pensai nas coisas do alto e não nas coisas da terra!” (Cl 3,2)

A tua ascensão quer nos mostrar que nós, aqui na terra, estamos circundados, ao mesmo tempo, pelo teu céu e por tua presença. Não devemos nos fixar no terreno, mas na amplidão do teu céu, para nos tornarmos receptivos e bem abertos para Deus e para as pessoas ao nosso redor.

Devemos encontrar-nos, mutuamente, de modo a abrirmos o céu uns para os outros e que, mo “juntos”, o céu se abra sobre nós.

Assim, peço-te que a festa de tua ascensão permita que encontremos o céu em nós e que nos abra o céu, muitas vezes encoberto sobre nós, para que a tua luz resplandeça sobre nós.

anselm-grunAutor:

Anselm Grün - Monge Beneditino

Fonte:

Meu Livro de Orações” - Editora Vozes.

Celebração da Ascensão do Senhor

Ascensao-2Neste domingo, celebramos a Ascensão de Jesus. Ele subiu ao céu, onde está à direita do Pai. Não vamos comemorar uma despedida, mas um novo modo de Jesus estar presente no meio de nós. Aquele que percorreu os caminhos deste mundo, no amor e na doação, agora é glorificado. Junto do Pai, como nosso eterno mediador, Ele continuará a acompanhar seus discípulos e, por meio deles, propor à sociedade uma vida nova e definitiva.

O Tempo Pascal vai chegando ao seu ponto alto. Hoje, celebramos a Ascensão do Senhor, no próximo domingo, Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Ascensão e Pentecostes são celebradas distintamente para destacar aspectos diversos do mesmo mistério, Jesus está vivo no meio de nós.

D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, nos enviou a Celebração da Ascensão do Senhor Jesus, que está em PDF, no link abaixo:

CELEBRAÇÃO DA ASCENSÃO DO SENHOR

Mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

No próximo domingo, dia 17 de maio de 2015, Festa da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja celebra o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O tema da mensagem preparada pelo Papa Francisco para essa data é “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”

A íntegra da mensagem foi divulgada, no dia 23 de janeiro, durante uma coletiva de imprensa, no Vaticano. E nós a colocamos aqui abaixo em PDF:

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais