PROMOÇÃO: CINCO ANOS COM O BLOG DA CATEQUESE

Featured

Estimadas/os Catequistas, convido vocês a participarem do último sorteio do mês de julho da promoção pelos cinco anos do BLOG DA CATEQUESE

O PRÓXIMO SORTEIO SERÁ NO DIA 31 DE JULHO, ÀS 21H.

O livro sorteado será “As Doze Parábolas de Jesus” do Pe. Guillermo Daniel Miqueletti

Veja o passo a passo para participar:

  1. - Curtir a fan page do Blog da Catequese no facebook (no botão “curtir” que fica na foto de capa da fan page – se você já curtiu, o botão aparece como “curtiu”)
  2. - Depois acessar a página da promoção clicando sobre a imagem do post que está fixado no topo da página.
  3. - Ao clicar ai vai abrir uma outra página onde aparece uma mensagem solicitando a sua autorização para acessar as informações do seu cadastro no facebook – não tenha receio em autorizar, esse cadastro é necessário apenas para o sorteio.
  4. - Depois que der sua autorização, abrirá uma outra página onde você deve confirmar a sua participação. Essa confirmação é necessária duas vezes.

Pronto, você já estará cadastrado. Caso queira concorrer com mais cupons, siga as instruções da página e também faça um comentário sobre a promoção para compartilhar no seu facebook.

CONTEMPLADOS DO MÊS:

O primeiro sorteio foi realizado no dia 8 de julho, e o ganhador foi André Luiz Nicolini, que já recebeu o livro “JESUS COMO TERAPEUTA” de Anselm Grün, e nos enviou a foto com seu livro. Ele gostou muito de participar e tem se cadastrado em todos os sorteios.

O segundo sorteio foi no dia 15 de julho, e a ganhadora foi Celita Melgaço, que ainda não enviou seu endereço para receber o livro “ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA – Uma resposta ao chamado de Deus” de Manuel Freixo dos Santos.

O terceiro sorteio foi no dia 23 de julho, e a ganhadora foi Eclair Santina dos SORTEADA-23-7Santos, de Presidente Prudente, que já nos enviou seu endereço e receberá em breve o livro “OLHOS FIXOS EM JESUS

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

ULTIMO SORTEIO DIA 31 DE JULHO ÀS 21H.

SÍMBOLO DO BLOG DA CATEQUESE

Featured

novo logo do Blog da Catequese

BLOG DA CATEQUESSE

O Blog da Catequese é um veículo de comunicação, formação e apoio a catequistas que, por vocação, buscam valorizar a missão que receberam e enriquecer o seu discipulado.

SIMBOLOGIA DO NOSSO LOGO 

O logo do Blog da Catequese apresenta: Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro. A cruz representa Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Além do símbolo, adotamos o slogan: Catequista por Vocação – identificação do nosso Blog, que atua na Catequese como missão, chamado a apoiar o trabalho catequético e valorizar os catequistas que assumem essa vocação.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte dessa comunidade acessando e curtindo a página pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

NOVO SORTEIO!

resorteioCATEQUISTAS, tendo em vista que a Celita Melgaço, sorteada no dia 15 de julho na promoção “Cinco anos com o Blog da Catequese” não entrou em contato conosco, apesar de várias tentativas da nossa parte, tanto por meio de mensagem no facebook, quanto por email, fomos obrigados a desclassificá-la e a promover um novo sorteio.
Desta vez a ganhadora foi a catequista Maldeir de Oliveira, de Londrina, que receberá o livro “Espiritualidade do Catequista”. Ela já foi notificada e esperamos que ela entre em contato o mais breve possível.
PARABÉNS MALDEIR!

Informativo CNBB – Regional Sul 1

agosto de 2015

Editorial do Informativo

Logo da CNBBA presente edição do Informativo traz como matéria de capa a resenha do 9o Mutirão de Comunicação (Muticom) realizado em Vitória (ES). No ano dedicado à Vida Consagrada, o padre Rubens Pedro Cabral, coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil–Regional São Paulo, contribui para uma reflexão sobre esse período analisando a “Vida religiosa Consagrada e os seus desafios”. Esta edição ainda traz as notícias da Comissão para Animação Bíblico-catequética; do Conselho Missionário Regional; da diocese de Santos, entre outras. Leia também o texto sobre a continuação da coleta de assinaturas ao projeto de lei, com o advogado eleitoral Luciano Caparroz Santos, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e presidente do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo.

Para ver o Informativo, clique no link abaixo:

INFORMATIVO CNBB – REGIONAL SUL 1 – agosto

Papa Francisco: Igreja em saída de onde para onde?

Artigo de Leonardo Boff

Celebrando ainda a extraordinária encíclica sobre “o cuidado da Casa Comum”, voltamos a refletir uma perspectiva importante do Papa Francisco, um verdadeiro logotipo de sua compreensão de Igreja: “uma Igreja em saída”. 

Essa formulação encerra uma velada crítica ao modelo anterior de Igreja que era uma Igreja “sem saída” devido aos diversos escândalos de ordem moral e financeira, o que forçou o Papa Bento XVI a renunciar, uma Igreja que perdeu seu melhor capital: a moralidade e a credibilidade dos cristãos e do mundo secular. Continue lendo

Murmúrio do povo

o-mana-no-desertoO murmúrio e o lamento estão presentes no linguajar do povo brasileiro. Não seria diferente, porque vivemos num contexto de incertezas, de interrogações provocadas pela realidade econômico-social, que perpassa alhures em todo o Brasil. Apesar de todo progresso, há uma generalizada insatisfação em relação aos fatos de corrupção, de desmando e de injustiças envolvendo tanta gente.

O povo hebreu, sustentado pelo maná no deserto, mas no meio de grandes sofrimentos, também não deixou por menos. Os reclames do povo foram fortes, revelando a insatisfação diante da forma como era conduzido. Reclamam da falta de alimento suficiente e contra a falta de água. Os murmúrios foram provocadores do agir paterno do Senhor para atendê-lo em suas necessidades.

Na multiplicação de pães e peixes, Jesus saciou a fome da multidão. Sua fama se espalhasse e o povo O procurava com o interesse pessoal de matar a fome. Foi como na realidade do deserto da Palestina, um grande sofrimento para as pessoas. Jesus chama a atenção do povo por buscar alimento perecível, e não aquele que tem dimensão de eternidade, o encontro pessoal com Ele. Continue lendo

Objetos Litúrgicos – Vídeo em LIBRAS

Mais uma valiosa colaboração da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba, que apresenta na linguagem de LIBRAS os Objetos Litúrgicos: alfaias, vasos sagrados, vestes sagradas,  livros sagrados e paramentos sacerdotais.

Jorge Tardelli é surdo , é Ministro da Eucaristia e Vice-Coordenador da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Sorocaba-SP. Com muita dedicação traduziu na linguagem de LIBRAS cada objeto litúrgico que são utilizados em nossas Igrejas, possibilitando aos surdos conhecerem esses objetos e compreenderem sua simbologia.

Celebração do 17º Domingo do Tempo Comum

A partir do próximo domingo vamos ler textos do Evangelho de João, narrando o discurso de Jesus sobre o “pão da vida”.

Neste 17º Domingo do Tempo Comum, ouviremos a narrativa da multiplicação dos pães. O Senhor se revela como o grande profeta de Deus. Na partilha do pão, Ele se manifesta como o sinal do amor generoso de Deus. Jesus, dom de Deus para nós, oferece sua vida pela salvação da humanidade.

A multiplicação dos pães não é apenas uma imagem da Eucaristia, mas também do banquete messiânico no final dos tempos, quando todos serão saciados e a morte, vencida.

A Celebração enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, está no link abaixo:

Celebração do 17º Domingo do Tempo Comum – ano B

Ação com limite

D. PAULO MENDESA sociedade brasileira redefine seus Planos Estaduais e Municipais de Educação para os próximos dez anos. Neles está o esforço de estabelecer a inclusão social para construir uma sociedade onde todas as pessoas sejam respeitadas. Significa que existem limites que não podem ser desrespeitados, porque tais ações provocam reações e descontroles emocionais indesejáveis.

Na dimensão das diversidades está a “ideologia de gênero”, uma expressão pouco conhecida pela maioria das pessoas. As famílias e educadores têm que ser informados sobre seu conteúdo e não ficar apenas no âmbito restrito dos legisladores. Esse é o motivo da realização de uma Audiência Pública, no dia dezessete de agosto, em Uberaba, evento aberto para todas as pessoas do Município. Continue lendo

Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum

No encontro eucarístico com Jesus, neste domingo, celebramos a importância e a urgência da missão, que era a grande preocupação de Cristo e dos discípulos. Se a fé cura e liberta de todo mal, não podemos ficar de braços cruzados diante da multidão que vive como ovelhas sem pastor, rebanho disperso e sem proteção. O amor pelas ovelhas sem pastor é marca de um Deus que nunca nos abandona.

Jesus é o Pastor que veio para dar vida e, cheio de compaixão, dá atenção a todos e os ensina. Seremos alimentados com a presença de Jesus, o Bom Pastor, que nos ama e restaura nossas forças. Como Bom Pastor, Ele nos reúne, se compadece de nossos sofrimentos, guia-nos, fortalece-nos e defende nossa vida.

D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, nos enviou a Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum, qie está em PDF no link abaixo:

Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum – ano B