Blog da Catequese – Cinco anos com Vocês!

Featured

Há cinco anos atrás, no dia 3 de agosto de 2010, o Blog da Catequese abria seu espaço on line com o objetivo de levar formação e apoio a catequistas de todo o Brasil, por meio virtual.

Era um projeto audacioso para uma catequista que não entendia muito de internet, mas que tinha muita vontade de ajudar outros catequistas, pois conhecia as dificuldades que estes enfrentam na prática dessa missão. Continue lendo

Dinâmica para suscitar a inclusão

pessoas-deficientesTendo em vista que iniciamos amanhã, dia 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, vamos propor uma dinâmica que ajude a reflexão sobre o tema.

Nesta dinâmica, os catequizandos irão vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiências e também os sentimentos dessas pessoas. Continue lendo

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Semana_Nacional_Pessoa_com_Deficiencia
De 21 a 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção da igualdade social e da efetiva inclusão da pessoa com deficiência.

“Essa é uma iniciativa muito importante, pois eleva a autoestima da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e ajuda a diminuir o preconceito. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de inclusão e integração da pessoa com deficiência intelectual nos diversos âmbitos da vida social, cultural, religiosa e política.

 No âmbito da Catequese, há iniciativas que buscam a inclusão e o respeito ao diferente. No Brasil, a CNBB se pronunciou através do Documento nº 26, “Catequese Renovada” (1983), o qual aponta no número 142: “A presença de deficientes físicos ou mentais numa família e comunidade eclesial as interpela evangelicamente e exige delas uma real identificação com o Cristo sofredor nesses seus irmãos mais fracos…

Para refletirmos sobre essa questão, D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira – nos enviou um artigo, que postamos aqui em PDF:

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Hipocrisia hoje

As aparências sempre dão visibilidade às práticas de vida das pessoas, mas são os testemunhos autênticos que conseguem criar convencimento e motivar para ações concretas. A hipocrisia não passa de tapeação e irresponsabilidade, podendo até levar a situações de injustiça na convivência comunitária. A liberdade constitui essência dos bons costumes, mas quando usada para fazer o bem comum com autenticidade.

A Palavra da Escritura é taxativa em relação à hipocrisia: “Não sejas hipócrita diante dos outros e toma cuidado com os teus lábios” (Eclo 1,37). As incoerências de hoje são gritantes, abrindo espaço para atos abomináveis, porque vão contra a dignidade das pessoas. Basta citar o crescente número de corrupções na sociedade brasileira. Um individualismo hipócrita, com aparência de ovelha, mas que deverá dar contas a Deus. Continue lendo

Um grande sinal

A Virgem do Apocalipsis - Miguel Cabrera (1760)

A Virgem do Apocalipsis – Miguel Cabrera (1760)

O mundo tem suas marcas, seus sinais, como sinais dos tempos, que precisam ser bem entendidos e interpretados. No Apocalipse fala de um “grande sinal” que apareceu no céu. Sinal sem identidade, chamado apenas de “mulher”. Ela é adornada pelos astros e como figura central de toda criação. Aparece também a figura de um “dragão”, adornado pelo poder humano, simbolizando as forças da terra (Ap 11.12).

O momento brasileiro parece apontar, através de fatos e sinais, para grandes dificuldades na economia, na política, nas questões sociais e religiosas. Os escândalos públicos evidenciam uma insatisfação na população, sinal de que as coisas não vão bem. Há uma insegurança em relação à política e aos políticos, política que se transforma em politicagem e cabido de emprego para os carreiristas. Continue lendo

Celebração do 19º Domingo do Tempo Comum

pao_da_vidaNeste 19º domingo do tempo comum, Jesus continua seu discurso sobre o pão do céu. Diante da revelação de Jesus, há reação por parte de seus conterrâneos. Jesus não aprova a murmuração e recorda que é preciso abrir o coração para o Pai, porque é d’Ele que vem a graça de aderir a seu caminho de radicalidade.

Nessa celebração, em que rezamos pela vocação para a vida em família, queremos rezar pela santificação de nossas famílias, para que seja um lugar do cultivo do amor, da comunhão, do diálogo, da acolhida, do perdão, da realização humana, da fidelidade e da paz. E peçamos de um modo especial por nossos pais, que optaram pela paternidade em favor da vida. Não é apenas gratidão e afeto que pretendemos demonstrar-lhes, mas também admiração pela missão que lhes foi confiada: colaboradores de Deus na reprodução e defesa da vida.

A Celebração enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, está postada em PDF no link abaixo:

Celebração do 19º Domingo do Tempo Comum – ano B

Orientações sobre o Abraço da Paz

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos preparou uma carta circular na qual apresenta o significado ritual do dom da Paz na Missa e também dá orientações para esse momento da celebração, convocando inclusive a catequese para a transmissão dessa orientação.

Leia a íntegra da Carta clicando no link abaixo:

Orientações sobre o abraço da Paz

Mensagem de Dom Vilson aos Catequistas e ao Blog da Catequese

Limeira 29 de julho de 2015.

 Dom VilsonAmados irmãos e irmãs Catequistas;

Com muita alegria recebo a notícia de que este Blog da Catequese tem sido uma ferramenta evangelizadora de grande importância para milhares de catequistas do Brasil e de outros países.

Nossa missão evangelizadora ultrapassa os limites territoriais através dos novos meios, chegando a milhares de catequista que, em sua vocação, cumprem a missão de falar em nome de Deus no serviço à comunidade, possibilitando a experiência do encontro com Jesus Cristo.

Deus conduz nossos passos e ilumina nossos caminhos nesta constante troca de ensinamentos e aprendizados no exercício de vossa missão.

Recordo as palavras do Papa Francisco; “ Catequista é aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-lo nos outros”. Continue lendo

Mensagem para o Blog da Catequese

D. PAULO MENDESEstamos completando cinco anos de um intenso trabalho evangelizador neste importante caminho virtual, um Blog com preocupação catequética. O objetivo principal é de dar subsídios e auxiliar os inúmeros catequistas em toda a nossa Igreja. E sabemos que são milhares, realizando trabalhos muito lindos por aí.

Dia trinta de agosto próximo será o Dia dos Catequistas, Dia da Catequese, dia de agradecimento e louvor a Deus pela vocação de tantos leigos e leigas nesta missão tão importante e divina, como um verdadeiro caminho abençoado e inspirado pelo Senhor.

Aproveito, então, na comemoração dos cinco anos desse Blog, para parabenizar essas pessoas queridas por Deus e por todos, que doam parte de suas vidas na formação catequética. Como é belo ser catequista e poder fazer ecoar a Palavra santa de Deus para tantas pessoas, contribuindo com o crescimento da dimensão de fé para tantos catequizandos nas diversas faixas etárias.

Deus seja louvado por isto e, certamente, fica muito feliz com o trabalho que realizam. Parabéns aos catequistas, mas parabéns também para esse Blog, que tem sido um sucesso no meio dos catequistas. Peço a Deus para cobrir de bençãos aos catequistas, aos internautas, ao Blog da Catequese e aos que o alimentam sempre.

Dom Paulo Mendes Peixoto  -  Arcebispo de Uberaba.