CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO CATEQUISTA

Featured

novo logo do Blog da Catequese

Estimados/as catequistas, comemorando o Dia do Catequista que neste ano será celebrado no próximo dia 24 de agosto, a partir desta semana, o Blog da Catequese, como uma ação da Editora Vozes, inicia uma “Campanha de Valorização do Catequista“, cujo tema é “Catequista por Vocação“.

Para essa Campanha a Editora Vozes lançou uma logo marca e o Blog da Catequese, usando essa logo marca lançou um novo logo para sua página no facebook e também para a página do Blog.

SIMBOLOGIA DO LOGO DO BLOG DA CATEQUESE:

Duas mãos que representam as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas duas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro, representando Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Também temos nele os símbolos dos três sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e as mãos, como asas do Espírito Santo – representação do Crisma.

Fiquem atentos, pois teremos postagens especiais no Blog, destinadas a valorizar o trabalho e a missão de catequistas. Além de promoções e sorteios que serão veiculados na página do Blog da Catequese no Facebook, e que vocês podem acessar pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

Para participar das promoções e sorteios é necessário CURTIR a página do Blog da Catequese no Facebook. Entrem na página usando o link que está aqui na barra lateral e clique em CURTIR, no alto da página. Depois é só navegar na página e seguir as instruções para participar das promoções e sorteios. Divulguem para catequistas da sua paróquia e da comunidade.

Abençoados/as sejam todos/as os/as catequistas!

As Bem Aventuranças dos Catequistas

desenho de catequistasAs Bem Aventuranças dos catequistas

Ser catequista é ser encantador de gente, como Jesus foi. Ser encantador de gente se aprimora com o tempo e talvez seja uma das coisas mais lindas do Catequista: ser capaz de “abrir os olhos” das pessoas para a vida, para si mesmas, para o sagrado mistério do mundo e de Deus.

É uma delícia ser catequista, mesmo em meio a dor, sofrimento, dúvidas e decepções. Por isso, o catequista precisa ser declarado Feliz ou Bem-Aventurado:

  • Bem-aventurado o catequista que se sente chamado, no fundo do fundo de si mesmo, para essa missão. Foi capaz de ouvir a voz amorosa de Deus que o convida a ser companheiro na tarefa de construir um mundo novo.  Continue lendo

ENCONTRO DO PAPA FRANCISCO COM OS JORNALISTAS DURANTE O VOO DE REGRESSO DA COREIA A ROMA

O Vaticano publicou o texto oficial da conversa que o Papa Francisco teve com os jornalista durante o seu regresso da viagem à Coreia do Sul.

É uma belíssima conversa, onde se pode perceber a alma do Papa Francisco, sua posição em relação a muitos assuntos, suas preocupações  e seu enorme carinho pelas pessoas.

O texto completo da entrevista está postado em PDF. É um texto longo, mas muito importante para todos. Vale a pena ler e compartilhar com outros.

Acesse o link abaixo para ter acesso ao texto oficial do Vaticano

ENCONTRO DO PAPA FRANCISCO COM OS JORNALISTAS NO RETORNO DA COREIA DO SUL

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AOS CATEQUISTAS NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE

Em 2013, dentro das celebrações do “Ano da Fé”, realizou-se em Roma o “Congresso Internacional de Catequese”, que reuniu catequistas de todas as partes do mundo. Nesse Congresso, o Papa Francisco proferiu um belíssimo Discurso falando sobre a vocação e a missão do catequista. Esse Discurso é muito importante e deve ser lido e meditado por todos os catequistas, para que todos possam refletir sobre o sentido da própria missão.

Assim, dentro da Campanha de Valorização do Catequista, postamos aqui o “Discurso do Papa Francisco  aos Catequistas do Congresso Internacional de Catequese “. Ele está em PDF para que todos possam baixar no próprio computador, imprimir e compartilhar com outros catequistas. Para abrir o arquivo basta clicar no link abaixo:

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AOS CATEQUISTAS NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA

dia-catequistaNo dia 24 de agosto, a Igreja celebra o “Dia do Catequista”.  Assim sendo, preparamos uma Celebração Especial, que deve ser feita dentro da Celebração Eucarística ou da Celebração da Palavra, para que cada paróquia e comunidade valorize seu grupo de catequistas e publicamente os envie em missão, pois o catequista é porta-voz da comunidade cristã, é o educador da fé daqueles que desejam fazer parte dessa comunidade, é a testemunha da vida cristã vivida pela comunidade.

A Celebração está postada em PDF, para facilitar que seja baixada em seu computador e que seja impressa para uso na sua comunidade. Basta clicar no link abaixo:

Celebração para o Dia do Catequista

Homilia do Papa Francisco na Jornada do Catequista – 2013

“Amados catequistas pergunto-vos: Somos memória de Deus? Procedemos verdadeiramente como sentinelas que despertam nos outros a memória de Deus, que inflama o coração (…)? Que estrada seguir para não sermos pessoas “que vivem comodamente”, que põem a sua segurança em si mesmos e nas coisas, mas homens e mulheres da memória de Deus?”

Com esses questionamentos o Papa Francisco fala aos catequistas que estavam presentes na Jornada do Catequista, por ocasião do Congresso Internacional da Catequese, em 2013, no Vaticano.

O texto completo da Homilia está no link abaixo, basta clicar e acessar o arquivo:

HOMILIA DA SANTA MISSA PRESIDIDA PELO PAPA FRANCISCO NA JORNADA DOS CATEQUISTAS