SÍMBOLO DO BLOG DA CATEQUESE

Featured

novo logo do Blog da Catequese

BLOG DA CATEQUESSE

O Blog da Catequese é um veículo de comunicação, formação e apoio a catequistas que, por vocação, buscam valorizar a missão que receberam e enriquecer o seu discipulado.

SIMBOLOGIA DO NOSSO LOGO 

O logo do Blog da Catequese apresenta: Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro. A cruz representa Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Além do símbolo, adotamos o slogan: Catequista por Vocação – identificação do nosso Blog, que atua na Catequese como missão, chamado a apoiar o trabalho catequético e valorizar os catequistas que assumem essa vocação.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte da comunidade acessando e curtindo a página no link:

- que fica na barra lateral deste Blog.

CURSO DE FORMAÇÃO: ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

Featured

itinerario-catequeticoestudo-cnbb-97Estimados(as) Catequistas, vamos compartilhar com vocês um excelente Curso de Formação para catequistas, que tem por base o ESTUDO DA CNBB nº 97 e o livro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB “ITINERÁRIO CATEQUÉTICO“.

Este curso foi preparado e disponibilizado em vídeo pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética. São nove vídeo-aulas com duração de, aproximadamente, 1 hora cada uma. São aulas bem didáticas, com apresentação de slides em datashow e com assessores capacitados. É um material precioso para todas as comunidades, principalmente aquelas que têm dificuldade de encontrar pessoas para dar uma formação desse gabarito aos catequistas. Continue lendo

ROTEIRO DE ORAÇÃO NA VIDA DIÁRIA – para Fevereiro de 2016

Featured

O Papa Francisco, falando sobre a leitura da Palavra, nos disse:

“O Evangelho é palavra de vida: não oprime as pessoas, ao contrário liberta… O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem. O Evangelho  é capaz de mudar as pessoas!

Recordai-vos sempre de que o Evangelho tem a força de mudar a vida! Não vos esqueçais disto. Ele é a Boa-Nova, que transforma unicamente se nos deixarmos transformar por Ele. Eis porque vos peço sempre que tenhais um contato diário com o Evangelho, que o leiais todos os dias, um trecho, uma passagem, que o mediteis e que o leveis convosco por toda parte … alimentai-vos todos os dias nessa fonte inexaurível de salvação. Não vos esqueçais!” (Papa Francisco)

Para auxiliar na disposição de atender a esse pedido do Papa Francisco, disponibilizaremos a vocês o Roteiro de Oração na vida Diária – todos os meses de 2016 – preparado pela comunidade jesuíta ANCHIETANUM. Continue lendo

Vídeos de Formação para a Campanha da Fraternidade 2016

Featured

A Campanha da Fraternidade é um dos principais projetos da Igreja do Brasil. Nascida há mais de cinquenta anos, essa Campanha busca ser instrumento de conversão, de transformação, de construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Mas para assumir um compromisso sério com esse projeto e tornar-se agente de transformação é necessário que cada cristão, cada agente de pastoral, cada catequista e cada ministro eclesial procure todos os meios de formação que nossa Igreja coloca à disposição de todos.

Em 2016, a Campanha da Fraternidade será ecumênica, o que significa que nos uniremos com nossos irmãos de outras denominações religiosas cristãs, das Igrejas membros do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) para partilhar esse projeto tão especial que terá como tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

A Casa Comum é a terra, nossa mãe terra, criada por Deus para ser o lar e o sustento de todos os humanos, sem discriminação, sem distinção, sem qualquer exclusão. Portanto é um projeto de interesse de todos os cristãos. Mais ainda, é um projeto que deve ser assumido por todos os cristãos, na busca de despertar o espírito comunitário em todo o povo de Deus.

Por esse motivo compartilhamos com nossos seguidores e seguidoras, catequistas e agentes de pastoral, uma série de vídeos preparados pelo Portal Kairòs, são 10 vídeos curtos (menos de 15 minutos cada um) com esclarecimentos e informações importantes sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Continue lendo

Celebração do 5º Domingo do Tempo Comum

Neste 5º Domingo do Tempo Comum, somos convocados a estar às margens do lago de Genesaré e a ouvirmos a revelação de Deus, realizada em Jesus de Nazaré, através da palavra anunciada e da pesca milagrosa. A partir desta experiência, a exemplo de Pedro, somos convidados a ter uma consciência mais profunda dos nossos limites e a um ato de fé na Palavra de Jesus que nos convida a superarmos nossos medos e a segui-lo sem reservas. Recordando o acontecimento da pesca milagrosa e a vocação dos primeiros discípulos, celebramos nossa vocação ao discipulado. É o Senhor quem nos chama. E o chamado é sempre ligado à realidade e dentro da contingência humana, como aconteceu com Isaías e os apóstolos. Mas, de todos, o Senhor pede adesão incondicional e totalidade na entrega. “Eis-me aqui, Senhor. Envia-me!”.

D. Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo da Diocese de Limeira – SP – nos envia a Celebração do 5º Domingo do Tempo Comum, para que todos possam aproveitar bem a reflexão sobre a Palavra, a mensagem de Deus para nós.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR: Celebração do 5º Domingo do Tempo Comum – ano C

Prática da injustiça

injustica-socialEstamos diante de uma expressão carregada de grandes desafios. A justiça é caminho de perfeição na convivência de uma pessoa com a outra. Serve para medir os limites dos direitos e deveres nas relações sociais, coisa que não é muito observado na história da sociedade brasileira. As relações são bem desiguais, criando um fosso muito alongado entre ricos e pobres.

O Papa Francisco convocou o mundo, durante o ano de 2016, para realizar um processo de misericórdia. Isto significa que a vida pode ser diferente e pautada por ações mais humanas e cristãs. Só uma realidade de mudança interior será capaz de trazer luz para uma prática diferente, com muito mais compromisso social e conseguir realizar uma justiça distributiva e partilhada. Continue lendo

Celebração do Quarto Domingo do Tempo Comum

Neste quarto domingo do Tempo Comum, o evangelho nos fala sobre a expulsão de Jesus da sinagoga. Os habitantes de Nazaré recusam a Palavra de Jesus e tentam lançá-lo no precipício. Sentimos em nossas vidas, muitas vezes, as consequências da rejeição que sofremos por defender a justiça, o bem e buscar a solidariedade com os mais pobres. Na celebração deste domingo, estaremos em comunhão com aqueles e aquelas que, por causa da justiça, são desprezados. A causa deles é também nossa causa.

A Celebração do Quarto Domingo do Tempo Comum nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira,DC – Bispo da Diocese de Limeira, SP, para ajudar as comunidades que não dispõem de ministro ordenado e se reúnem para a Liturgia da Palavra; e também, para ajudar a reflexão de todos, pois traz uma ótima catequese sobre as leituras do dia.

 CLIQUE AQUI PARA: Celebração do 4º Domingo do Tempo Comum – ano C

Libertação sem fronteiras

D. PAULO MENDESDizemos que Deus sempre age no mundo através da ação das pessoas. Significa “fazer o bem sem preocupar-se com o quem”, indo inclusive além dos próprios limites. Para isto existe, a partir da Palavra de Deus, um projeto amplo e possível de libertação, tendo como finalidade atingir a todas as pessoas que vivem em condições de sofrimento, para que possam viver a abundância da vida.

A história é dinâmica e se concretiza nas atividades de quem dela faz parte. Não há como ser excluído de seu contexto, porque cada pessoa ocupa um espaço e um raio de influência, seja fazendo o bem, ou fazendo o mal, ou até não fazendo nada. O indivíduo é identificado nos seus contatos e relacionamentos com outras pessoas, que faz com que crie uma experiência de vida. Continue lendo

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma

No dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro de 2015, o Papa Francisco divulgou a sua Mensagem para a Quaresma de 2016, tendo como tema central o Jubileu da Misericórdia.

É no contexto deste Jubileu extraordinário que estamos vivendo, que deveremos fazer o nosso caminho penitencial de Quaresma.

Já no início de sua Mensagem, o Papa Francisco nos lembra o que disse na Bula de Convocação deste Jubileu da Misericórdia: “a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus” (Misericordiӕ Vultus, 17).

Por isso é importante que todos dediquemos um tempo para ler e meditar sobre as palavras do Papa Francisco nesta mensagem que nos convoca para viver uma autêntica conversão de vida neste tempo favorável.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR “MENSAGEM PARA A QUARESMA – 2016