ROTEIRO DE ORAÇÃO NA VIDA DIÁRIA – para JULHO de 2016

Featured

O Papa Francisco, falando sobre a leitura da Palavra, nos disse:

“O Evangelho é palavra de vida: não oprime as pessoas, ao contrário liberta… O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem. O Evangelho  é capaz de mudar as pessoas!

Recordai-vos sempre de que o Evangelho tem a força de mudar a vida! Não vos esqueçais disto. Ele é a Boa-Nova, que transforma unicamente se nos deixarmos transformar por Ele. Eis porque vos peço sempre que tenhais um contato diário com o Evangelho, que o leiais todos os dias, um trecho, uma passagem, que o mediteis e que o leveis convosco por toda parte … alimentai-vos todos os dias nessa fonte inexaurível de salvação. Não vos esqueçais!” (Papa Francisco)

Para auxiliar na disposição de atender a esse pedido do Papa Francisco, disponibilizaremos a vocês o Roteiro de Oração na vida Diária – todos os meses de 2016 – preparado pela comunidade jesuíta ANCHIETANUM. Continue lendo

CURSO DE FORMAÇÃO: ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

Featured

itinerario-catequeticoestudo-cnbb-97Estimados(as) Catequistas, vamos compartilhar com vocês um excelente Curso de Formação para catequistas, que tem por base o ESTUDO DA CNBB nº 97 e o livro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB “ITINERÁRIO CATEQUÉTICO“.

Este curso foi preparado e disponibilizado em vídeo pela Arquidiocese de Campo Grande em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética. São nove vídeo-aulas com duração de, aproximadamente, 1 hora cada uma. São aulas bem didáticas, com apresentação de slides em datashow e com assessores capacitados. É um material precioso para todas as comunidades, principalmente aquelas que têm dificuldade de encontrar pessoas para dar uma formação desse gabarito aos catequistas. Continue lendo

Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum

Neste 16° domingo do tempo comum, chamado de domingo da hospitalidade, vamos acompanhando Jesus em sua viagem para Jerusalém. No caminho, Ele se encontra com duas discípulas, Marta e Maria, que de maneira diferente oferecem a Jesus a hospitalidade. Abraão também acolhe em sua casa três homens, com generosidade e bondade. No espaço celebrativo, somos acolhidos como hóspedes do Pai. Primeiro somos acolhidos por Deus e aprendemos d’Ele o sentido de acolher com o coração aberto. Oferecemos a Ele a nossa hospitalidade, estendendo-a para todas as pessoas. Acolher é sinal de fidelidade ao mandamento novo, sem fronteiras. Hospedar o outro e hospedar Cristo (cf. Mt 25, 35-36).

D. Vilson Dias de Oliveira, DC - Bispo da Diocese de Limeira -  nos enviou a Celebração do 16º Domingo do Tempo Comum que você  encontra no link abaixo.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração do 16° Domingo do Tempo Comum – ano C

Valor da hospitalidade

D. PAULO MENDESO gesto da hospitalidade supõe a acolhida. A forma como acolhemos as pessoas, como damos atenção a elas, pode ser ocasião fundamental para exercitar o mistério do amor escondido na prática da hospitalidade. Foi por isto que Jesus valorizou mais a atitude de Maria do que a de Marta. Maria parou para ouvir o Mestre, e Marta ficou preocupada com as lidas da casa (Lc 10,38-42).

No livro bíblico do Gênesis encontramos também um modelo de acolhida e de hospitalidade. Abraão é recompensado porque soube acolher bem três homens enviados pelo Senhor. Eles anunciaram que, mesmo na velhice, sua esposa, Sara, teria um filho (Gn 18,10). Na hospitalidade está a generosidade de Deus. No transeunte, no pobre, naquele que bate em nossas portas, está a presença de Deus. Continue lendo

EVANGELHO DA MISERICÓRDIA: O BOM SAMARITANO (Lc 10,25-37)

bom-samaritanoO Evangelho do Bom Samaritano é, com toda a certeza, o Evangelho da Misericórdia, pois com essa história Jesus mostra qual é a vivência que o Senhor Deus espera de suas criaturas para que sejam semelhantes a Ele.

Ao ser interpelado por um doutor da Lei, isto é, por alguém que estudou e conhece bem a Palavra e os Mandamentos, Jesus responde com uma pergunta: “O que está escrito na Lei? Como é que tu lês?”.

Veja bem que a pergunta de Jesus não é genérica, mas bem pessoal: Como é que tu lês? Como é que você interpreta a letra da Lei? É aí que está o centro da questão. Continue lendo

Papa Francisco

D. PAULO MENDESNeste final de semana a Igreja celebra a Festa dos apóstolos Pedro e Paulo. Festa da unidade na figura de Pedro, atualmente sucedido pelo Papa Francisco, e da missão, representada por Paulo, o grande missionário citado pelo livro bíblico dos Atos dos Apóstolos. Portanto, é a Festa do dia 29 de junho, transferida para domingo, possibilitando a participação dos fieis na Celebração Litúrgica festiva.

Esses dois apóstolos foram martirizados na cidade de Roma, onde estão sepultados em Basílicas diferentes. Eles são proclamados como colunas firmes de sustentação da Igreja de Jesus Cristo. Pedro representando a Instituição, lembrando as palavras de Cristo a ele: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la” (Mt 16,18). Continue lendo

Entrevista com o Papa Francisco, no retorno da viagem à Armênia, em 26/06/2016

Compartilhamos com vocês, para que tenham a versão oficial e saibam direto da fonte, a entrevista dada pelo Papa Francisco aos jornalistas que o acompanharam, durante o voo de retorno da Armênia.

Este texto foi postado em português no site da Rádio Vaticano, que o traduziu.

Cidade do Vaticano (RV) – Armênia, Bento XVI, Lutero, Reino Unido, homossexuais e mulheres diaconisas: estes foram alguns dos temas que fizeram parte da coletiva de imprensa que o Papa Francisco concedeu no voo que o trouxe de volta ao Vaticano, depois de três dias de viagem à Armênia.

Abaixo, a íntegra das perguntas e respostas, na tradução da redação brasileira.

CLIQUE AQUI: para ler a Entrevista do Papa Francisco, no retorno da Armênia

Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum

Neste domingo, em que lemos no Evangelho a história da ressurreição do filho da viúva de Naim, Lucas quer mostrar com este relato a chegada dos tempos messiânicos da salvação. Na verdade, um grande profeta surgiu “entre nós” e Deus visitou o seu povo sofrido. A palavra evangélica narrada por Lucas nos coloca no caminho com Jesus, seus discípulos e uma multidão. E mais uma vez, juntamente com a viúva de Naim, vemos Jesus cheio de compaixão diante da dor humana.

D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, nos enviou a Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração do 10º Domingo do Tempo Comum – ano C

Escolhido e enviado

D. PAULO MENDESQuando alguém é escolhido e enviado para exercer alguma missão na vida da sociedade, dependendo de sua criatividade e das iniciativas pessoais, há possibilidade de abertura de caminhos novos, porque o mundo apresenta uma vasta riqueza para dar condição de vida melhor. O Senhor escolheu e enviou os profetas e os apóstolos para guiar as pessoas na sua peregrinação como povo de Deus.

Deus continua escolhendo e enviando muitas pessoas para construir, de forma autêntica, o mundo e transformá-lo radicalmente na sua espiritualidade, na vida social, política, econômica etc. É o que aconteceu com seu próprio Filho, Jesus Cristo, para garantir um futuro de liberdade para aqueles que O reconhecem como Salvador. Hoje a missão é confiada a todos que Nele depositam esperança. Continue lendo

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

corpus-christiFazendo eco à celebração da Quinta-feira Santa, a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo recorda a última Ceia do Senhor celebrada com os seus discípulos. Mediante a celebração da Eucaristia ou Ceia do Senhor, as comunidades cristãs conservam viva a memória de Jesus, que doa sua vida por amor até a entrega suprema na cruz.

Celebremos com fé e amor essa Festa.

D. Vilson Dias de Oliveira,DC – Bispo da Diocese de Limeira, SP – nos enviou o arquivo com essa Celebração, que será útil ás comunidades.

CLIQUE AQUI para abrir a Celebração da Solenidade de Corpus Christi – ano C – 2016