SÍMBOLO DO BLOG DA CATEQUESE

Featured

novo logo do Blog da Catequese

BLOG DA CATEQUESSE

O Blog da Catequese é um veículo de comunicação, formação e apoio a catequistas que, por vocação, buscam valorizar a missão que receberam e enriquecer o seu discipulado.

SIMBOLOGIA DO NOSSO LOGO 

O logo do Blog da Catequese apresenta: Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro. A cruz representa Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte dessa comunidade acessando e curtindo a página pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

RETIRO QUARESMAL – Leitura Orante dos Evangelhos da Quaresma

Featured

O Tempo da Quaresma nos chama à conversão, mas muitas vezes ficamos perdidos sem saber como fazer a conversão acontecer em nossa própria vida, incapazes de perceber quais mudanças realizar.

O melhor caminho para alcançarmos a conversão é a Leitura Orante da Palavra, que nos faz mergulhar na mistagogia do Evangelho, isto é na ação de nos conduzir, nos guiar para dentro do mistério e consequentemente à vivência cristã, como resposta e crescimento em relação ao dom do amor de Deus.

E para auxiliar nesse processo, durante a Quaresma, estamos propondo um Retiro Quaresmal para ser feito em sua própria casa, sem deixar de lado as atividades e obrigações da sua vida cotidiana. Continue lendo

CELEBRAÇÃO DO 2º DOMINGO DA QUARESMA

Em nossa caminhada quaresmal, celebramos neste segundo domingo a Transfiguração do Senhor. Depois de irmos com Jesus para o deserto, agora subimos com Ele ao Monte Tabor, da tentação para a glória. Com Jesus e três discípulos, subimos a alta montanha, para fazermos a experiência da intimidade, anteciparmos a visão de sua glória e recebermos o mandato de escutá-lo. Vivemos, neste domingo, o mistério da vida que passa pela morte.

A Celebração deste domingo nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira, em São Paulo – BR; e pode ser acessada no link abaixo:

Celebração do 2º Domingo da Quaresma – ano B

Arte de escutar

A capacidade de escutar, além de ser uma arte, é uma importante virtude, muito necessária para os novos tempos. Hoje falamos mais do que escutamos, principalmente ao que não nos interessa, mas nos compromete e exige atitudes sinceras de doação e desprendimento. Por isso, muitos não querem ouvir a Palavra de Deus, porque ela implica postura de justiça e honestidade.

É inadmissível, entre pessoas que falam e escutam, que criam diálogo fraterno, mesmo tenso, acontecer ameaça à vida. O diálogo deve ser construtor de relacionamento saudável e não um artífice e motivo de morte. Não podemos concordar e nem aceitar sacrifícios humanos, muito mais sem motivos que sejam realmente justificáveis, como é o caso de uma defesa da própria vida. Continue lendo

Diretório de Homilia do Vaticano

1620669_10205475109934599_1734291262230222901_nApós intenso trabalho de tradução do texto original em italiano para o português, padre Ari Ribeiro entregou esta semana, a primeira parte do Diretório Homilético preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Padre Ari dedicou o período do Carnaval para fazer a tradução e com grande empenho entregou a primeira parte a pedido da Pascom Lapa.   A segunda parte ainda não foi traduzida, por tratar de recomendações sobre o Ano Litúrgico deverá ser traduzida e depois lançada em documento oficial.

O Diretório Homilético”, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos documento apresentado  na Sala de Imprensa da Santa Sé intitula-se “Diretório Homilético”, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Continue lendo

Álbum Litúrgico-catequético: No Caminho de Jesus

(A apresentação e o manual do álbum é de Francine Porfirio, uma das autoras).

 No Caminho de Jesus – Álbum Litúrgico-catequético tem por objetivo proporcionar aos catequizandos e familiares o conhecimento de Jesus Cristo estabelecendo maior aproximação com a mensagem do Evangelho, motivando-os a concretizá-la em suas vidas e a realizar o encontro pessoal com Jesus Cristo, fazendo a experiência do amor cristão na família e na sociedade. No Caminho de Jesus é um instrumento de complementação dos encontros de catequese que contribui para que haja melhor participação e compreensão da celebração litúrgica.

Se você ainda não conhece, veja, no primeiro link abaixo, uma bela apresentação do Álbum. Mas se já o conhece e o utiliza, no segundo link você encontra o Manual com as resposta das atividades propostas nele.

Apresentação do Àlbum Litúrgico-Catequético – 2015

Manual de Respostas do Álbum Litúrgico-Catequético 2015

Celebração do 1º Domingo da Quaresma

Entramos no Tempo da Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. Ressoou, mais uma vez, em nossos ouvidos, o convite para percorrer um itinerário pedagógico e catequético, que nos fará penetrar nos grandes eventos da história da salvação.

Durante as cinco semanas da Quaresma, na Liturgia da Palavra, escutaremos e atualizaremos os textos bíblicos, que foram fonte de estudo e compromisso dos catecúmenos, nos primeiros séculos do Cristianismo.

Neste primeiro domingo, conduzidos pelo Espírito, vamos com Jesus ao deserto. Com Ele, seremos tentados, testados, postos à prova.

Com espírito contrito e buscando a conversão de nossos corações, devemos celebrar neste domingo a certeza de que diante das tentações sempre há a opção de se deixar levar pelo Espírito para não se entregar ao pecado.

A Celebração que publicamos foi enviada por D, Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira.

Para acessá-la basta clicar no link:

Celebração do 1º Domingo da Quaresma – ano B

Apresentação do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2015

Para colaborar com a Catequese, o Blog da Catequese traz uma apresentação em vídeo da síntese do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2015, elaborada pela CNBB.

O vídeo foi editado pela gestora do Blog da Catequese, para facilitar o trabalho sobre a Campanha nos encontros de catequistas, como também em encontros de catequese com jovens e adultos.

Assista no modo de tela cheia, pois terá melhor qualidade.