Pregações do Padre Raniero Cantalamessa ao Clero da Casa Pontifícia sobre a Quaresma

A Pascom da Região Episcopal Lapa, da Arquidiocese de São Paulo – SP – Brasil, preparou e disponibilizou para leitura e Download, em língua portuguesa, as pregações do Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Vaticana, que durante a Quaresma de 2014 pregou ao Clero da Casa Pontifícia e ao Papa Francisco.

Estamos disponibilizando aqui os textos, em PDF, para que todos possam não apenas ler, mas também copiar e baixar em seu computador para ter sempre à mão essas belas pregações, que servem também a todos nós cristãos que desejamos fazer o caminho da autêntica conversão.

Acesse o link abaixo para abrir o PDF das Pregações:

Pregações do Padre Raniero Cantalamessa – Quaresma 2014

Simbolos da Fé – O Círio Pascal

Cirio PascalMuitos são os símbolos da fé cristã, mas um dos mais importantes é o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo. O Círio é uma grande vela, feita com cera de abelha, adornada com a cruz, que representa a redenção. Ele é também adornado com outros elementos durante a Celebração da Luz, na Vigília Pascal, quando o sacerdote realiza a bênção do fogo, e faz a preparação do Círio.

Antes de ser aceso, o Círio representa o Cristo morto. O sacerdote faz uma cruz no seu centro (hoje essa cruz já vem impressa no Círio) para configurá-lo a Jesus Cristo;  em seguida ele grava o Alfa e o Ômega (A e Z, primeira e última letras do alfabeto grego), para indicar que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas; por último grava os números do ano em curso, para significar que Cristo vive hoje para nós.

Esse Círio será aceso durante todas as Celebrações do Tempo Pascal. Ao término do Tempo Pascal, convém que se guarde o Círio com veneração ao lado da Pia Batismal. Ele será aceso ao longo do ano nas Celebrações do Batismo e nas Celebrações do Crisma, além de outros momentos em que a Profissão de Fé (o Creio) é valorizada.

Simbolos da Fá – Memorial

A TV Aparecida preparou um vídeo sobre a Instituição da Eucaristia, o Memorial da nossa Fé. É um vídeo que, por meio de uma encenação simples, nos fala sobre a última Ceia e a Instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio e o Lavapés realizados por Jesus.

É um vídeo muito útil na Catequese, para ensinar as crianças e adolescentes sobre esse Memorial. Com certeza ele vai animar o debate sobre o tema e alimentar a reflexão daqueles que se preparam para receber a Eucaristia, ou mesmo para receber o Crisma.

FONTE: REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora

Celebração da Páscoa do Senhor – Domingo de Páscoa

“O Senhor ressuscitou, aleluia”. Este é o nosso grito de alegria e exultação. É neste clima que celebramos este Domingo e todos os demais Domingos do Tempo Pascal. É tempo de alegria porque a Páscoa é um convite para assumirmos um compromisso de vida. Devemos, pois, escolher a vida, como refletimos durante toda a Quaresma. E Jesus é garantia desta vida plena em Deus, já iniciada neste mundo.

Postamos a Celebração enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira e responsável pela Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul I da CNBB.

Para acessar basta clicar no link abaixo:

Celebração do Domingo de Pascoa – ano A

Celebração da Vigília Pascal

No Sábado Santo, após um dia de intenso silêncio, a Igreja nos convida para a Vigília Pascal, momento de renovar a nossa Profissão de Fé e acolher a Ressurreição ouvindo a Palavra do Senhor, erguendo nossas orações a Deus e participando da Ceia Pascal.

A Celebração do Santo Santo que postamos aqui nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo da Diocese de Limeira e responsável pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul I da CNBB.

Para acessar a Celebração basta clicar no link:

Celebração da Vigília Pascal – ano A