CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO CATEQUISTA

Featured

novo logo do Blog da Catequese

Estimados/as catequistas, em comemoração ao mês vocacional e ao Dia do Catequista o Blog da Catequese, numa ação da Editora Vozes, iniciou a “Campanha de Valorização do Catequista“, com o tema “Catequista por Vocação“.

Essa Campanha traz uma nova logomarca para o Blog da Catequese, inspiração e criação da Editora Vozes.

SIMBOLOGIA DO LOGO DO BLOG DA CATEQUESE:

Duas mãos representando as mãos dos catequistas, sempre prontas a se doarem a serviço do anúncio do Evangelho. Essas mãos formam um coração acolhedor que tem a cruz no centro, representando Cristo como guia de um coração aberto para acolher o próximo.

Há no logo também a simbologia dos sacramentos de iniciação na vivência cristã: a Cruz – sinal do Batismo; o círculo branco – representação da Eucaristia; e a forma das mãos, como asas, representando o Espírito Santo – representação do Crisma.

Este é o jeito da Editora Vozes valorizar todos aqueles que dedicam suas vidas ao ministério da Catequese. O Blog da Catequese, criado com o único objetivo de apoiar os catequistas em sua missão, busca levar até os mais distantes cantinhos do nosso país a riqueza que há na difusão da Catequese. E na Comunidade do Blog Da Catequese Vozes, no Facebook, compartilha as notícias e informações cotidianas da nossa Igreja. Faça parte desta comunidade acessando e curtindo a página pelo link que fica na barra lateral deste Blog.

Celebração do 30º Domingo do Tempo Comum

DNJNeste domingo, vamos celebrar o grande amor de Jesus Cristo, por isso devemos lutar por um mundo melhor, pois o cristão cresce e se valoriza quando se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento do próximo. É esse amor fraterno que dá sentido à nossa vida e das outras pessoas.

No último domingo do mês de outubro, celebramos também o Dia Nacional da Juventude. Rezemos por todos os nossos jovens, para que possam ser evangelizadores nos ambientes em que vivem.

A Celebração enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira, está no link abaixo. BOM DOMINGO A TODOS!

Celebração do 30º Domingo do Tempo Comum – ano A

Amor ao próximo

Bandeira do BrasilVotar bem significa também amar o próximo. Digo isto porque o voto tem consequências determinantes na vida das pessoas. São quatro anos de gestão, podendo ser um bem, ou também um desastre na vida das pessoas e da Nação. Significa compromisso com as categorias sociais, principalmente com os mais necessitados que tentam remediar com o pouco que têm, por falta de oportunidades.

Quem ama o próximo, está amando a Deus que quer o bem para todas as pessoas, para o nosso país. O maior mandamento consiste no amor, que é traduzido pela vontade política do bem comum, porque favorece os cidadãos, superando as práticas que causam exclusão e desrespeito com algumas pessoas. Administrar um país é ser aberto pelas questões mais urgentes da Nação. Continue lendo

O ser humano

tributoDizemos que o ser humano é um dos seres vivos do planeta dotado de razão e inteligência, capaz para decidir entre o bem e o mal e direcionar sua vida para o futuro. Num contexto de fé, ele tem uma história iluminada por Deus e projetada dentro de um caminho de salvação. Com isto, é humano com finalidade divina e sua vontade deve estar sempre subordinada à de Deus.

Sendo Deus o Senhor da história, os atos do homem e os (atos) humanos devem estar subordinados aos critérios das palavras da fé. O ser humano tem primazia entre todas as criaturas, mas não é dono do mundo. Há limites definidos de responsabilidade e de respeito para com o alheio. O que realizamos fora desses parâmetros, chamamos de violência e de desrespeito. Continue lendo

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

N. Sra AparecidaCelebrando a memória da Festa de Nossa Senhora Aparecida, neste domingo, estamos celebrando também a grande invocação em favor da vida. É ela a grande intercessora que advoga em favor da vida do povo. É a rainha que ouve os pedidos em favor do povo. É a mulher grávida, geradora da vida, protegida por Deus. É a Mãe que intercede ao Filho, na festa que inaugura o início de um novo modo de viver. Coloquemos todas as crianças do Brasil e do mundo sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

O arquivo com a Celebração que nos foi enviada por D. Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo da Diocese de Limeira, encontra-se no link abaixo:

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – ano A

CONCÍLIO VATICANO II – UM NOVO PENTECOSTES

No dia 11 de outubro de 2014, celebramos 52 anos do início do Concílio Vaticano II. E para nossa alegria, encontramos no youtube um excelente documentário sobre o Concílio Vaticano II, que traz a história do Concílio e também as suas causas e consequências. Esse foi o maior evento do século XX e também o maior na história da Igreja Católica.

Todo cristão deve conhecer a história de sua Igreja e em especial a história do Concílio Vaticano II, responsável pelo “aggiornamento” que significa “por em dia”, isto é, promover uma reforma na Igreja que a se tornasse mais aberta, mais próxima do povo, mais dialogal.

Este vídeo deveria ser visto por todos os catequistas, pois quem não conhece a história da própria Igreja e não sabe nada sobre o Concílio Vaticano II não está preparado para falar em nome dessa Igreja.

Também deveria ser visto por todos os jovens e adultos que se preparam para os Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã, Batismo, Eucaristia e Crisma, pois conhecer a história da Igreja à qual pretendem aderir ajuda a desenvolver a identidade cristã consciente e a criar vínculos sólidos que levam ao compromisso.

Não deixem de assistir o vídeo e se possível conversar e refletir sobre todas as mudanças estabelecidas pelos conciliares. Essas mudanças não são apenas propostas opcionais, mas o estabelecimento do caminho que a Igreja deve seguir a partir de então; todas as mudanças foram promulgadas pelo Papa João XXIII e pelo Papa Paulo VI, Papas conciliares.

O povo brasileiro

D.PAULO-MENDESAs eleições são uma luta travada entre partidos e candidatos. Agora é a polarização com dois deles. Parece até que o povo está em momento de aflição, de correria para justificar a importância de um voto em seu candidato. É a vida de todos os brasileiros que está em jogo, tendo os “perdedores” que se sujeitar, por mais quatro anos, a administração feita por um seu “adversário”.

Comemorando o dia das crianças, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é fundamental ver e investir nelas para que o país tenha um futuro promissor e administrado por pessoas realmente competentes. Isto significa que a nova gestão tem que investir no Ensino Fundamental, dando melhores condições para os professores, não só econômica, mas também em sua capacitação. Continue lendo